A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), lançou o I Seminário do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O IDEB utiliza-se de políticas e/ou ações educacionais, sendo um indicador da educação brasileira, como está contido no Decreto nº. 6.094, de 24 de abril de 2007, que dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando à mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica.

Diante deste panorama nacional, a SEMECT convidou os diretores municipais para participarem do lançamento do I SEMINÁRIO IDEB – Gestão Pedagógica, tendo como foco investigar possibilidades de enfrentamento dos resultados apresentados nas escolas municipais de Caxias para 2019.

Por ser essa a primeira vez em que nos reunimos a questionar e traçar metas para o IDEB avançar, teremos o compromisso de agregar todos os envolvidos para uma educação de qualidade”, destacou Luzinete Vieira, gestora da CEI Vereador Catulé.

A nossa intenção é motivar, integrar os diretores, os coordenadores pedagógicos, os professores da escola e a comunidade de um modo geral para necessidade de progredir na qualidade da educação básica em Caxias”, explicou a Dra. Franclane Nascimento, palestrante.

A gestora pedagógica Dircilene Beleza falou sobre as melhorias obtidas, ressaltando que o trabalho para garantir a qualidade da educação municipal continua.

Nossa intenção é melhorar os índices educacionais do Município focando no desenvolvimento escolar baseado em estratégias e investimentos”, frisou a gestora.

A secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno, elencou os projetos desenvolvidos e as ações que o Município tem idealizado para conseguir melhores resultados.

Nosso objetivo é discutir resultados e superar as metas já alcançadas. O prefeito Fábio Gentil quer Caxias entre os melhores IDEB do país, e comungo com essa mesma ideia, portanto, já participamos de alguns seminários que visam o melhoramento do IDEB, como o de Sobral. Temos condições de deixar Caxias entre os melhores índices, mas isso é um trabalho que envolve a colaboração de todos, desde a gestão educacional, passando pelos professores, pais e comunidades”, enfatizou a secretária.

Palavras chaves: , ,