A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) oficializou a escolha da vencedora do “Concurso Secretária Mirim”.

A cerimônia ocorreu na escola UEM Leôncio Alves Araújo. O concurso foi idealizado pela atual gestão da SEMECT e envolveu alunas do 2º e 3º anos da rede municipal. Para escolha da secretária mirim, uma redação foi realizada no gênero poema com o tema: “Eu e minha escola: aprendendo para transformar”.

No poema as alunas trataram da sua relação pessoal com a escola, os colegas e o corpo docente.

O objetivo geral do projeto foi estimular o processo de leitura e escrita, mobilizando os aspectos da fruição e contemplação do universo poético, bem como promover a reflexão acerca da importância da escola e da responsabilidade que é o exercício de um cargo público.

O concurso foi realizado em três etapas: pré-seleção, escolha do poema finalista e seleção do poema vencedor por uma comissão estabelecida pela SEMECT por meio de Portaria. Dezesseis (16) escolas foram inscritas e nove (9) chegaram à etapa final.

A candidata vencedora foi Edilene Lopes Carvalho Feitosa, da UIM Prof.ª Marinalva Soares, que falou da alegria de ser a secretária mirim. “Eu me dediquei muito para conseguir ser a vencedora. Estou feliz por ter ganho o concurso, agora vou mostrar o prêmio que ganhei para minhas amiguinhas”.

As mães e responsáveis pelas crianças que participaram do concurso estavam presentes.

Sinto muito orgulho dela, por ela e por mim, pois ela está representando uma escola e uma família inteira. Me sinto honrada”, relatou Evanir Lopes, mãe de candidata.

O vereador Sargento Moisés esteve presente representando o legislativo municipal.

Um projeto importante, tendo em vista o incentivo às crianças a lerem mais e escrever texto. A premiação aqui será de exercer o cargo de secretária mirim por 3 dias, uma experiência que, tenho certeza, vai guardar como um aprendizado para toda a vida”, frisou o vereador.

A secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno, falou sobre a importância de concursos como estes.

A ideia é fazer com que todas as crianças nessa faixa etária, cada vez mais, aprendam a lê e escrever, então propusemos a todas as diretoras das escolas um concurso de redação na ideia de poemas. Escolhemos meninas com a idade de 7 anos para abordar tanto o poder de interação, como o empoderamento às mulheres, pois essas meninas de hoje serão as futuras profissionais de amanhã”, completou a secretária.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,