A equipe técnica de profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador regional Caxias (CEREST) participou de uma reunião com a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, que teve por objetivo implantar o “Protocolo de Agrotóxicos”, visando ações e estratégias que serão executadas ao longo dos dois próximos anos.

De acordo com Vania, nutricionista do CEREST, a iniciativa busca minimizar o impacto dos agrotóxicos na saúde da população exposta a estes produtos, contribuindo para garantia do direito à saúde de todos os cidadãos.

“O nosso trabalho visa à saúde e o bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras, não só da cidade, como também do campo, daí a preocupação com esse protocolo tão importante”, afirmou a nutricionista.

Para o coordenador do CEREST, Eliel dos Santos Pereira, este protocolo precisa ser consolidado na região. O coordenador lembrou ainda que o CEREST já está fazendo as parcerias necessárias a fim de articular melhorias e influenciar os agricultores a utilizarem métodos preventivos contra agravos à saúde.

Além destas atividades de implantação de protocolos, o CEREST vai realizar no dia 21 de novembro uma capacitação sobre agravos ocupacionais com os profissionais do Centro Especializado em Reabilitação.

Também acontecerão as atividades do “Projeto Bem-estar laboral” com os professores da Rede Municipal de Educação, dia 22 de novembro, no CRAS do povoado Nazaré do Bruno, e a capacitação sobre agravos ocupacionais com os médicos da Atenção Primária à Saúde, dia 29 de novembro, no auditório do SAMU.

Palavras chaves: ,