Trabalhadores da Rede Municipal de Educação no povoado Nazaré do Bruno, dentre eles professores, coordenadores e diretores, receberam a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e se integraram às ações do projeto “Bem-estar Laboral”

O trabalho foi desenvolvido no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da referida comunidade, contemplando atividades como oficina de meditação, palestras e testes rápidos.

O enfermeiro do CEREST, Tarciso Marinele, destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da hipertensão arterial, diabetes, hepatites B e C e do HIV, lembrando que as unidades de saúde dispõem de tratamentos para estas patologias.

Segundo a professora Jandira Nascimento, o projeto tem reflexos positivos no desenvolvimento do seu trabalho através do autoconhecimento.

Elida Nunes, assistente social do CEREST, falou sobre a meditação.

“As práticas integrativas, em especial a meditação, visam combater o estresse, onde percebemos o ser humano nas atividades mentais, trabalhando o equilíbrio emocional”, explicou.

“É muito importante esse projeto. Visamos trazer o bem-estar, proporcionando saúde de um modo geral, atingindo um grau satisfatório em saúde e qualidade de vida”, acredita a coordenadora do CRAS Nazaré do Bruno, Fran Leite.

O coordenador do CEREST, Eliel dos Santos, lembrou que esta é a segunda edição do projeto. A primeira edição foi marcada por bons resultados, como a publicação no Caderno de Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, e a participação de um seminário em São Luís e em um evento da FIOCRUZ.

“Estamos fazendo uma análise dos principais fatores de adoecimento na vida de alguns trabalhadores. Agora estamos desenvolvendo com os professores de Nazaré do Bruno”, explicou o coordenador.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem:

 

Palavras chaves: ,