A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), por meio da Assessoria Municipal de Educação Ambiental (AMEA), promoveu o “Curso de Produção e Consumo Sustentáveis: educação para o consumo e educação ambiental”.

O Curso foi realizado com professores das redes estadual e municipal através de uma parceria entre a Prefeitura de Caxias, SEMECT, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O objetivo foi capacitar os discentes sobre o consumo e a educação ambiental em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os conteúdos abordados foram: Práticas sociais: a evolução da vida societária e a racionalidade socioambiental; percepção das comunidades aprendentes e comunidades interpretativas; recursos naturais; consumo e as práticas envolvidas; sustentabilidade e os princípios em dimensões; eco pedagogia e cultura solidarista.

“Um curso desse vem a somar com os conhecimentos já adquiridos e o que ele traz de novo. Pretendemos aplicar nas comunidades e nas salas de aulas para que estes sejam propagadores de melhorias sustentáveis”, disse Antônio Miguel dos Santos, professor.

Profissionais de outras cidades vieram prestigiar e participar do Curso, como a secretária do Meio Ambiente de São João do Sóter, Ana Alencar.

“Esse curso faz com que os alunos, as pessoas possam conservar a natureza. Estamos trabalhando muito isso em São João”, destaca Ana Alencar, secretária do Meio Ambiente de São João do Sóter.

“Estamos fazendo várias conferências como a COM-VIDA e percebemos a importância de projetos como esse”, ressalta Juarez Junior, um dos organizadores do Curso.

“Estou maravilhado com a participação, com o entendimento e a forma que Caxias tem se preocupado em relação ao meio ambiente e suas vertentes. O consumo sustentável aqui em Caxias já é uma realidade e os professores estão no caminho certo”, parabenizou Dr. Antônio Sergio, professor.

“Caxias é uma cidade que tem muitas riquezas naturais que estavam sem o devido cuidado. Nós implantamos um setor voltado ao meio ambiente e estamos com vários trabalhos voltados à preservação, consumo sustentável e tudo que possa preservar a natureza de forma inteligente”, enfatizou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Palavras chaves: ,