Na manhã desta segunda-feira (26), a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) deu início à Semana Nacional de Combate ao mosquito Aedes Aegypti e reuniu no auditório da instituição todos os Agentes de Combate a Endemias para esclarecimentos sobre o trabalho que deve ser realizado nos próximos dias.

A chefe do Núcleo de Educação em Saúde da UVZ, Maryanne Morais, lembrou que a abertura da intensificação das ações de combate ao Aedes Aegypti no Município está em sintonia com a Campanha Nacional, que vai de 26 a 30 de novembro.

“Iniciamos agora em novembro, mas vamos trabalhar a prevenção até maio do próximo ano, devido período epidémico das doenças causadas pelo Aedes Aegypti e as arboviroses”, explicou.

O 4º Levantamento de Índice Rápido (LIRA), realizado de 19 a 23 de outubro deste ano, teve o índice de 0,98%. De acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde, Caxias está com um percentual satisfatório. Nesta semana serão realizadas ações especiais que chamem a atenção da população sobre este importante assunto que envolverão a sociedade, os setores públicos e as instituições através das atividades educativas em saúde.

Natanael dos Reis, coordenador da UVZ\Caxias, lembrou que as ações contam com o apoio das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e demais segmentos da rede pública, não só do município de Caxias, mas do Estado.

“Nós precisamos contar com o apoio da sociedade e isso é imprescindível, afinal, na residência do cidadão e da dona de casa são eles que cuidam e a higiene é importante para que nós não tenhamos a proliferação do mosquito”, completou o coordenador.

A primeira intervenção da semana se deu com uma palestra sobre a prevenção e combate ao vetor, levada às crianças assistidas do Centro da Juventude do bairro Volta Redonda, pois, de acordo com o último LIRA, foi o bairro que teve maior índice de infestação do vetor.

Como parte da programação, será realizada uma capacitação para a “Brigada de Enfrentamento”, com a participação dos colaboradores das secretarias municipais, e na sexta-feira (30) será realizado o “Dia D de Combate” com uma grande mobilização pelas ruas do Centro da cidade, levando informações e orientações de prevenção ao Aedes Aegypti.

Veja mais fotos:

 

Palavras chaves: , ,