O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Prof. Chiquinho, participou entre os dias 26 e 28 de novembro, em Brasília (DF), do Seminário Nacional Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. O programa tem por objetivo levar qualidade de vida aos idosos e promover o envelhecimento saudável e ativo da população.

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a estratégia tem foco nos idosos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e reúne ações dos setores governamentais, organismos internacionais e instituições públicas e privadas.

Caxias foi uma das primeiras cidades no país a aderir ao Programa, pois desde o início da gestão do prefeito Fábio Gentil a SMADS tem trabalhado em defesa de direitos, proteção social, oferta de oportunidades de aprendizagem e de participação como formas de reduzir as vulnerabilidades da população idosa.

“Cuidar dos idosos é uma responsabilidade social. Mais uma iniciativa do prefeito Fábio Gentil foi aderir ao Programa interministerial e interinstitucional Brasil Amigo da Pessoa Idosa. A estratégia une esforços setoriais e especializados para propor a comunidades e cidades a realização de ações que promovam o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável da população idosa. Caxias, como um dos primeiros municípios a aderir ao Programa, teve hoje o reconhecimento público por meio do recebimento do certificado de comprometimento com os idosos”, destaca Prof. Chiquinho, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Caxias.

Em Brasília, a homenagem ao secretário foi entregue pelo diretor do Departamento de Atenção ao Idoso, Leonardo Milhomem. O certificado representa o comprometimento da atual gestão com a população caxiense, independente de faixa de idade.

Legenda foto: Prof. Chiquinho, secretário da SMADS, e Leonardo Milhomem, diretor do Departamento de Atenção ao Idoso.

Palavras chaves: ,