A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), localizada no bairro Volta Redonda em Caxias, é a responsável pela produção, tratamento e abastecimento de água de 60% da população da cidade e mensalmente abre as portas para receber estudantes, professores e profissionais para visitas técnicas e orientações ambientais.

Acadêmicos do 8º período de Engenharia Civil do UniFacema visitaram a ETA essa semana e acompanharam de perto todo o processo de tratamento da água. Um processo distribuído em várias etapas e que envolve custos com energia, produtos químicos e mão de obra para garantir que tudo esteja dentro dos critérios de potabilidade exigidos pelo Ministério de Saúde.

Para o professor de Saneamento I, do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário, é sempre muito bom aliar a teoria à prática.

É a primeira vez que eu venho à estação e percebi aqui que o SAAE está cumprindo todas as exigências e critérios de potabilidade exigidas pelo Ministério da Saúde”, enfatizou.

Para o coordenador de produção e qualidade do SAAE Caxias, Edson Mauro, essas visitas têm um grande poder de conscientização. “É muito bom receber esses jovens estudantes e mostrar pra eles o nosso trabalho aqui na estação. A gente esclarece e orienta como a água é tratada e apresenta os canais de comunicação com o SAAE, assim, eles saem daqui mais conscientes e multiplicam esse conhecimento para os familiares, amigos e a comunidade onde vivem”.

Aqui pudemos visualizar passo a passo aquilo que a teoria nos ensinou em sala de aula. É gratificante ver isso na prática. É mais conhecimento e mais uma opção de engenharia ligada ao saneamento. Agradeço ao SAAE pela oportunidade“, elogiou a estudante Beatriz Ribeiro.

Para o acadêmico Esaú Rodrigues “A engenharia envolve melhorias para a população e isso envolve o tratamento de água e esgoto. Verificamos isso aqui com a equipe do SAAE. Depois de acompanhar o quanto custa tratar a água, saímos daqui mais conscientes como profissionais e consumidores, evitando o desperdício de água dentro de casa”.

 

Palavras chaves: ,