A Atenção Primária à Saúde (APS) de Caxias passa a contar com nove equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Para isso, uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde esteve no Município realizando uma capacitação com os novos profissionais e discutindo o trabalho do NASF dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Sete UBSs da zona urbana e duas da zona rural receberão fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, educador físico, nutricionista e terapeuta ocupacional.

Para o farmacêutico Rodolfo Richelly é uma grande oportunidade e um avanço na saúde com a inserção do farmacêutico no NASF.

“Eu vejo como um grande avanço para a saúde e só quem ganha é a população no processo de atenção e assistência farmacêutica”, destacou.

Michelle Garcia, facilitadora da Secretaria de Estado da Saúde, destacou que o NASF vem para fortalecer e ampliar o serviço dentro da APS, sendo uma solicitação do Município via Ministério da Saúde.

“É um feito histórico em nosso Município. Só agora, através do prefeito Fábio Gentil, se conseguiu pleitear as nove equipes de NASF, onde eles passarão a trabalhar dentro das UBSs com equipe multiprofissional, potencializando o serviço de saúde da família”, reforçou Rubenilson Luna, coordenador da APS e Vigilância em Saúde.

A facilitadora da Secretaria de Estado da Saúde, Morgane Gomes, falou sobre a capacitação realizada com os profissionais.

“Falamos da característica do programa e como se dá o trabalho direcionado à Estratégia de Saúde da Família e também temos um profissional do Conecta SUS que falou sobre as fichas de produtividade”, explicou.

“Entendemos que quanto mais investimentos na APS, menos investimentos serão feitos na média e alta complexidade. O NASF veio para beneficiar a família caxiense. Poucos municípios conseguem, mas, graças à credibilidade de Caxias em Brasília, o ministro reconheceu e conseguimos implantar o NASF, que atuará junto ao Programa de Saúde da Família, dando uma assistência melhor à saúde da população”, enfatizou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: