A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), por meio da Coordenação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), proporcionou nos dias 27 e 28/11, no auditório da UEM Leôncio Alves, um curso com intuito de orientar, atualizar e esclarecer dúvidas de dirigentes e técnicos das prefeituras municipais e secretarias de Educação da região envolvidos com a gestão descentralizada do Programa.

O curso também orientou quanto aos aspectos legais, regulamentares e operacionais do PDDE, capacitando esses profissionais para efetivarem os processos referentes ao Programa de forma correta e sem perdas, seguindo as devidas formas legais vigentes em lei (adesão, cadastro, execução, acompanhamento e prestação de contas).

A oferta educativa na Mesorregião Leste Maranhense deve-se à constatação da área de monitoramento, contribuindo para a melhoria do desempenho do programa. Na cerimônia de abertura estiveram presentes representantes da educação de Caxias e região, do legislativo e do executivo.

“É de suma importância o curso para os técnicos e para os presidentes dessas Uex, pois assim eles saberão como proceder de forma correta sem comprometer a administração pública e, em contrapartida, investir de forma eficaz os recursos destinados às escolas”, disse o vereador Sargento Moisés.

Caxias está de parabéns por disponibilizar esse curso. São João do Sóter veio com vários representantes para participar do evento. É sempre bom inovar e essa é uma oportunidade. Temos que ficar atentos a todas as mudanças e como proceder de forma correta”, esclareceu Joelma Coutinho, secretária de Educação de São João do Sóter.

Yolanda Moura, representante do FNDE, falou sobre a aplicação dos recursos na educação.

Temos que frisar a forma correta de gerir esses recursos do PDDE, a forma de estarmos executando e prestando contas, e assim adquirir o conhecimento necessário para esclarecermos a todos os gestores que precisam conhecer e sanar as dificuldades com as mudanças ocorridas, portanto, nossa função aqui é esclarecer e ensinar a melhor forma de proceder”, explicou.

A secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno, explicou a importância do treinamento para os gestores e tesoureiros de Caxias e região.

“O PDDE é um Programa importantíssimo para nossas escolas, porque dá autonomia aos nossos gestores e ajuda também ao Município. São dois dias de treinamento que realmente são proveitosos por informar e explicar como o gestor e os tesoureiros escolares devem agir para utilizar da forma mais sábia possível os recursos advindos para escolas”, destacou.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,