Eles fazem parte da Seleção Caxias Basquete e treinam no Ginásio de Esporte do bairro Campo de Belém. O projeto existe há pouco mais de 1 ano, mas já conta com 80 alunos e muita disposição para competir nos campeonatos regionais.

“A gente começou esse trabalho desde o ano passado, treinamentos três vezes por semana. O time aumentou e foram feitos vários testes. Fomos campeões do Leste e, em seguida, fomos para o maranhense”, frisa José Guilherme, aluno.

“A gente treina para mostrar o Basquete para Caxias e treina para competir, levando sempre os jovens a gostarem do esporte”, disse Alan Nunes, aluno.

“É um esporte, um sonho de infância. Começamos com 7 atletas e hoje estamos com um grupo de mais de 80 pessoas. Fizemos uma distribuição por categoria e selecionamos os que estavam aptos a participar desse campeonato. Disputamos campeonatos locais e regionais”, afirma Kiara Carvalho, professora.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), a mais recente conquista dos jovens foi a oportunidade de representar Caxias durante a realização do Campeonato Estadual de Basquete na capital São Luís, entre os dias 7 e 9 de dezembro, onde participaram mais de 60 equipes.

“A gente ver a necessidade desses jovens estarem buscando uma oportunidade no esporte e estarem se exercitando. Prontamente a Secretaria resolveu ajudá-los. Eles estão bem acompanhados e têm o apoio da família. A medida em que a gente incentiva esses jovens a participarem do esporte, estamos possibilitando que a nossa juventude possa buscar melhoria para a sua saúde física, mental e espiritual”, destacou Prof. Chiquinho, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O resultado foi surpreendente, considerando a pouca estrutura do projeto. Eles conseguiram o 3º lugar, nas categorias sub 17 e sub 19.

“Foi maravilhoso. Vou fazer dois anos de Basquete e lá a gente competiu com pessoas que estão desde criança nessa iniciação, então a experiência deles é maior, mas mesmo assim a gente conseguiu ficar entre as três melhores equipes”, explica José Guilherme, aluno.

“A gente gostou muito de poder representar Caxias no maranhense e ficar em terceiro lugar, foi muito bom para perceber o nosso nível”, ressaltou Alan Nunes, aluno.

“A gente treina muito e esses meninos só estão querendo oportunidade. Foi um grande incentivo e no próximo ano vamos tentar uma colocação maior”, reforça Kiara Carvalho, professora.

Palavras chaves: ,