O município de Caxias recebeu do Governo do Estado, nessa quinta-feira (13), 04 unidades de ensino na zona rural.

Os alunos, professores e direções escolares dos povoados: Rio Preto, no 1º distrito de Caxias, Sabiá e Canto Virado, no 2º distrito, e povoado São Lourenço, no 3º distrito, deixam no passado locais sem nenhuma condição de ensino e passam a ganhar espaços com carteiras anatômicas, ventiladores, piso, três banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência.

“Essa escola vem melhorar muito as nossas condições de trabalho, conforto e ambiente para fortalecer a aprendizagem do aluno. Não é só o ensino do professor, também tem que ter um ambiente adequado para fazer a educação dos nossos 133 alunos”, disse Maria do Socorro, gestora UEM Luiza de Sousa Queiroz (povoado Sabiá).

“Tem muita diferença da outra escola. Essa tem carteiras melhores, banheiros, as salas, ventiladores. Vai ser melhor para a gente aprender”, frisa Fabiana Aquino, aluna da escola no povoado Sabiá.

“Acredito que a palavra que resume tudo isso é gratidão. É difícil estar em uma sala de aula com 25 alunos sem carteiras, sem ventiladores. Acredito que o ensino e a aprendizagem estão relacionados ao professor, mas o ambiente influencia muito também”, expressou Silmar Barbosa, professora.

“Só veio beneficiar nossa comunidade que necessitava por uma melhoria. Nós atendemos 40 alunos, mas vamos aumentar no ano que vem, porque vamos receber EJA e educação infantil, porque antes não tínhamos espaço e agora temos”, destacou Cláudia Dias Bacelar, professora da UEM Nova Esperança, no povoado Canto Virado.

“É de grande importância você receber uma escola linda com todos os alunos e pais apoiando a escola. A gente pede a todos os pais que tenham o compromisso de mandar os filhos para escola e que os alunos tenham o amor e o carinho para preservar a escola”, ressaltou Filomena Simão, coordenadora regional de Educação.

O secretário de Indústria e Comércio, João Antônio, neto de Luíza de Sousa Queiroz, representou a família da homenageada com o nome da escola do povoado Sabiá.

“Estou emocionado em presenciar a inauguração de uma Escola Digna para o pessoal do povoado Sabiá. É com grande satisfação que estou aqui representando minha família e não poderia esquecer da minha avó Luiza de Sousa Queiroz”, agradeceu João Antônio, neto da homenageada.

“A gente está muito feliz! Essa escola inaugurada vai contribuir muito com a comunidade”, disse Luís Pinheiro, líder comunitário.

Cada unidade recebeu investimento de mais de R$ 200 mil reais e contam com Sistema de Abastecimento de Água que serve à escola e à comunidade, por meio do Programa Escola Digna do Governo do Estado, que entrega ao Município a administração das escolas que atendem crianças do 1º ao 6º ano na educação infantil e Educação de Jovens e Adultos.

O Programa já chega a 800 escolas entregues aos maranhenses, entre construções de novas escolas reformadas e revitalizadas. As solenidades contaram com as presenças do secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, que representou o governador Flávio Dino; deputados estaduais eleitos: Zé Gentil, Cleide Coutinho e Adelmo Soares; prefeito de Caxias, Fábio Gentil; vereadores; secretários municipais; coordenadores; assessores e a população em geral.

“O melhor presente que a gente pode receber é educação. Agora cabe ao município zelar com o corpo docente e discente para trabalharmos a educação. Educação é o futuro, se com ela está difícil, sem ela fica praticamente impossível, e cabe agora o nosso agradecimento ao Governo do Estado por ajudar o município e assim contribuir com a educação que a gente quer”, agradeceu Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“Hoje estamos entregando 4 escolas dignas, uma política forte do governador Flávio Dino, uma aposta na educação como fator de desenvolvimento para o futuro. Com essas 4, já são 6 escolas inauguradas pelo Governo só este ano em Caxias. Através do Programa Escola Digna a gente pode melhorar a vida das pessoas”, destacou Felipe Camarão, secretário estadual de Educação.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: