Um Aulão Vermelho encerrou as atividades do Programa Mulheres em Movimento da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres em 2018.

Realizado na Praça Dom Luís Marelim, a ação foi feita em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento, visando chamar a atenção da sociedade para a prevenção contra a AIDS.

“Estou quase há dois anos nesse Programa e adoro participar porque nós temos vários temas, cada mês é um tema diferente, e agora estamos alertando as pessoas sobre a questão da AIDS para que as pessoas façam a prevenção”, reforçou Rosângela Cruz, integrante do PMM.

“O Programa PMM tem mais de 2000 mulheres cadastradas, então todos os meses durante o ano nós fazemos esses aulões, e estamos fazendo o nosso encerramento das atividades e também participando da Campanha Dezembro Vermelho”, lembra Jhony Welson, coordenador do PMM.

“É muito bom participar de mobilizações como essas porque nós alertamos os jovens e os adultos sobre o sexo seguro para evitar pegar essa doença”, frisa Maria Lúcia, integrante do PMM.

O Programa Mulheres em Movimento está presente em 24 polos e sempre que há campanhas de mobilização o grupo se faz presente. Como resultado, além de muita atividade física, as mulheres saem ainda mais conscientizadas e mobilizam outras pessoas.

A Campanha Dezembro Vermelho segue até o próximo dia 31 de dezembro realizando os testes, fazendo a prevenção em 17 unidades básicas de saúde e levando palestras e esclarecimentos a toda sociedade.

“Estamos fazendo esse Aulão para que nossas assistidas possam saber como se prevenir. Queremos que você procure o CTA e as UBSs para fazer o seu teste e ficar longe dessa doença que é a AIDS”, convida Taniery Cantalice, secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

“É um trabalho conjunto entre as secretarias de Saúde, da Mulher e do CTA/SAE. É muito importante a população procurar os serviços do CTA e fazer os seus testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis. Para quem tem o vírus, a partir do momento em que a pessoa inicia o tratamento, ela tem uma adesão da maneira que tem que ser e, com certeza, ela vai ficar indetectável”, explica Kelma Bezerra, coordenadora do CTA/SAE.

Palavras chaves: ,