Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias, incluindo o coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Rubenilson Luna, e a secretária municipal de Saúde, Socorro Melo, participaram de um seminário realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) em Brasília-DF.

O tema foi “O futuro do Sistema Único de Saúde: a contribuição da Planificação da Atenção à Saúde para o SUS”. Foram apresentados os principais resultados das ações relacionadas à Planificação da Atenção à Saúde (PAS). O público alvo do seminário eram as Câmaras Técnicas de Atenção à Saúde, de Atenção Primária à Saúde e de Epidemiologia dos 27 estados, além de convidados de municípios e regiões que desenvolveram o projeto.

Rubenilson Luna explicou que os resultados obtidos por meio da planificação no Município foram expostos para o restante do país que também abraçou o modelo de saúde. Em um dos painéis expostos no seminário estava a organização da Rede de Atenção à Saúde Materno Infantil em Caxias/MA.

“Apresentamos o que fizemos em Caxias dentro da Atenção Primária, CEAMI e da Maternidade Carmosina no processo da planificação, mostrando os resultados positivos para o restante do país. Mostramos a redução da mortalidade materno infantil da nossa região de saúde”, explicou Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

Os facilitadores da PAS também participaram do encontro e fizeram avaliação criteriosa e detalhada do trabalho desenvolvido em todo o país, além do planejamento para 2019 da nova etapa da planificação, considerando que o CONASS seguirá com a execução das 5ª e 6ª gerações do projeto e acompanhamento do trabalho iniciado em diversos estados, tendo em vista que muitos deles estão em diferentes estágios de desenvolvimento da PAS.

A expansão da Planificação da Atenção à Saúde segue em 2019, operacionalizada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) e pelo Hospital Albert Einstein.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,