O diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, participou da última reunião de 2018 do Conselho Diretor da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE, realizada nos dias 12 e 13 deste mês, em Brasília/DF.

Com objetivo de avaliar a atuação da entidade e debater novas estratégias a favor dos serviços municipais de saneamento básico, a reunião destacou a força e representatividade da ASSEMAE neste ano, sobretudo, em relação à capacitação técnica dos municípios e no processo de articulação contra a Medida Provisória 844/2018.

“A cada ano a ASSEMAE se renova para fortalecer a pauta dos serviços municipais de saneamento. Em 2019, vamos manter a nossa atuação sinérgica nos diferentes espaços governamentais, a fim de que as demandas dos municípios sejam garantidas pelas políticas públicas brasileiras”, ressaltou o presidente da ASSEMAE, Aparecido Hojaij.

Com a participação de representantes de diversas regiões do país, a reunião debateu assuntos como o calendário de capacitações para 2019, o planejamento estratégico e a organização do 49º Congresso Nacional de Saneamento, a ser realizado em Cuiabá (MT).

Para o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, é muito importante a participação da Autarquia na ASSEMAE, juntamente com demais diretores do Brasil, que possibilita uma vasta troca de experiências exitosas, “além de debater políticas que ajudem o setor de saneamento a se desenvolver, como redução de tarifas e impostos que incidem no setor e a promoção, em âmbito nacional, de programas de desenvolvimento e capacitação que são necessários para o crescimento do saneamento público”.

Outro destaque da reunião foi a presença do diretor da equipe de infraestrutura do Governo de Transição, Jonathas Castro, que esclareceu o planejamento para as políticas públicas de saneamento básico no futuro Governo Federal.

Será criado o Ministério do Desenvolvimento Regional, a partir da fusão das pastas de Cidades e Integração Nacional. Segundo o diretor, a ideia é promover a sinergia entre as políticas urbanas e regionais, trazendo modernização para as cidades e melhor qualidade de vida a todos. “Queremos fazer políticas públicas mais efetivas na ponta, ou seja, nos municípios, pois é lá onde as pessoas estão”, destacou.

O diretor Jonathas Castro também destacou que a equipe de transição está dialogando junto aos diferentes atores do saneamento básico, a fim de elaborar uma proposta que melhore os pontos controversos da Medida Provisória 844/2018, matéria que não chegou a ser votada pelo Congresso Nacional em 2018. “Temos adotado o diálogo como estratégia para a construção conjunta de propostas que envolvem o desenvolvimento do país. E nesse sentido, o saneamento é prioridade”, afirmou.

Palavras chaves: ,