A 2ª Jornada em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora aconteceu de 4 a 6 de dezembro no Carlton Hotel, em Brasília. Uma equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Regional Caxias esteve presente.

Para o coordenador do CEREST Regional Caxias, Eliel dos Santos, e a psicóloga Fran Leite, o evento trouxe novos conhecimentos e estratégias para prevenir os adoecimentos e melhorar a saúde dos trabalhadores nos 48 municípios que o Centro abrange.

“Foi um evento de grande relevância, pois nos aproximou muito das demandas e realidades da saúde do trabalhador. Ficamos encantados com tantos depoimentos, conhecimentos. Foram tratados temas referentes ao trabalho infantil, trabalho escravo, acidentes de trabalho, informação em saúde do trabalhador, tecnologias inovadoras, redistribuição dos CERESTs no Brasil, articulações entre as vigilâncias em saúde, dentre outros. Agradecemos nosso prefeito e a Secretaria de Saúde por nos proporcionar esta oportunidade única”, completou Eliel dos Santos, coordenador do CEREST Regional Caxias.

“Essa Jornada foi de grande relevância pra nós, técnicos do CEREST, pela troca de experiência e saberes, pois são vivências, situações e casos diversos que imprimem a realidade sobre saúde do trabalhador no Brasil nos mais variados aspectos, que vai desde a saúde mental ao câncer ocupacional, e isso nos permite conhecer novas práticas e ampliar nosso campo de visão para trazer inovação e pôr em prática na nossa Regional”, reforçou a psicóloga Fran Leite.

Palavras chaves: ,