A operação foi realizada na manhã dessa quarta-feira (16) e resultou na apreensão de 30 gaiolas e 05 armadilhas (alçapão).

Ao todo, foram libertados 49 pássaros, sendo 43 papa capins e 06 bigodes. Todos os passados estavam em uma residência na Rua da Mariinha, no bairro Salobro, nas proximidades do prédio da Polícia Federal.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil realizou a ação graças a uma denúncia anônima, que foi cumprida com sucesso em parceria com a Polícia Civil e a Guarda Municipal.

“Nós recebemos uma denúncia de maus tratos de passarinhos. Quem é que gosta de ter privada a sua liberdade? O pássaro, quando está preso, não canta de alegria, ele canta de tristeza. Na natureza ele é mais útil do que dentro de uma gaiola”, afirma Pedro Marinho, secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Caxias (MA).

A tarde foi procedida a soltura dos animais silvestres na Área de Proteção Ambiental do Inhamum. A Polícia Civil deve tomar as medidas cabíveis, uma vez que o proprietário da residência onde as aves foram encontradas incorreu em violação prevista na Lei de Crimes Ambientais.

“A lei federal é muito clara. É terminantemente proibido manter animais silvestres em cativeiro”, reforça o secretário.

Palavras chaves: ,