A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação Municipal do Programa da Hanseníase, Vigilância Epidemiológica e Coordenação da Atenção Primária em Saúde, está realizando ações da Campanha Janeiro Roxo, de prevenção e combate à Hanseníase.

De acordo com o coordenador do Programa da Hanseníase, o enfermeiro Ivo Ferro, o foco são as quatro unidades de saúde com maior incidência da doença, a fim de levar informações, orientações, encaminhamento de exames e o tratamento.

“É importante lembrar que devem ser observados os sinais suspeitos para a Hanseníase, como manchas claras ou avermelhadas na pele, diminuição da sensibilidade, dormências nas mãos e fraqueza. A doença é silenciosa! Todas as UBSs realizam exame dermatoneurológico para identificar pessoas que tenham a doença. O tratamento pode durar seis meses, podendo ser estendido por até um ano”, explicou o coordenador.

A Campanha já aconteceu na Vila Alecrim e no bairro Cangalheiro. Dia 22 será no bairro Antenor Viana, com encerramento dia 29 no bairro Mutirão. Após a concentração nas unidades de saúde, as equipes se dirigirem às residências.

Jeferson Ferreira, morador do bairro Cangalheiro, acredita que é importante a visita das equipes.

“A gente se prevenir é muito bom! Eu já soube de várias pessoas que têm o problema, por isso é mais do que necessário esse trabalho”, destaca.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Socorro Melo, lembrou que durante o mês de janeiro são intensificadas as ações de sensibilização e conscientização com a parceria de acadêmicos de Enfermagem e Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

“O número de casos no Município aumentou em números reais o ano passado, não porque tenhamos maior incidência, mas porque os casos que existiam foram detectados através da busca ativa. Durante todo o ano fazemos ações de prevenção contra Hanseníase, pois temos um grupo ativo junto à Vigilância Epidemiológica”, completou.

Palavras chaves: ,