EDUCAÇÃO – Reunião aborda prestação de contas dos recursos do PDDE
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), convocou conselheiros para participarem da primeira reunião do ano de 2019 sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Interativo), que aconteceu no Auditório do Colégio Antônio Rodrigues Bayma e teve como pauta orientar quanto à organização de documentos e o esclarecimento de dúvidas.
Caxias possui 108 Unidades Executoras Municipais (UEx). Dessas, 105 receberam recursos federais em 2018 e deverão prestar contas dos seus gastos para o FNDE, como: PDDE Básico, PDDE Educação Integral, PDDE Qualidade (Mais Alfabetização) e PDDE Estrutura (Escola do campo e Escola Acessível). Vele lembrar que todas as UEx que ainda não possuem recursos de anos anteriores, executados ou não em 2018, deverão prestar contas da mesma forma.
“Esse momento é muito importante, pois enfatiza a importância do gerenciamento adequado dos recursos federais, para que não haja desencontro de informação. Para tanto, a Coordenação do PDDE orienta como proceder em relação à documentação e outras demandas, para que as escolas não sejam penalizadas por irregularidades ou por falta de esclarecimento”, explica Alberto Leandro, gestor da escola Flora Alves de Andrade.
“O principal fator a ser abordado é justamente a forma correta de utilização dos recursos. A prestação de contas é a melhor maneira de saber como gastar os recursos, seguindo os procedimentos corretamente para utilizar os recursos de forma correta”, reforça Cristiano Oliveira, componente da Coordenação do PDDE da SEMECT.
A utilização adequada dos recursos só traz benefícios às Unidades Executoras. Segundo a secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno, gerir esses recursos de forma correta é um desafio.
“Saber utilizar os recursos de formar correta é, sem dúvida, um desafio da educação e do país. Nós, como secretaria, temos a obrigação de providenciar esses encontros de formação e orientação, para que todos possam prestar contas da maneira correta seguido os tramites legais. Tudo através de um sistema muito organizado, que é o PDDE Interativo, acompanhado pelo nosso pessoal da Coordenação do PDDE da SEMECT, o que ajuda muito os gestores dentro das escolas”, destaca a secretária.