Na manhã dessa terça-feira (29), o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, recebeu do Governo do Estado um ônibus para o transporte escolar de alunos da rede municipal.

A entrega foi realizada em São Luís, no Palácio dos Leões, pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, e pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

“Lançamos no começo desse segundo mandato o Pacto Estadual pela Aprendizagem, aprofundando e organizando as políticas de colaboração entre o Governo Federal, o Governo do Estado e as prefeituras. Neste caso, estamos continuando as ações relativas ao transporte escolar. Vamos continuar essa política, pois sabemos que ela é importante para que os municípios possam garantir acesso ao direito fundamental da educação, caminho para que haja verdadeiro desenvolvimento”, disse Flávio Dino, governador do Maranhão.

O governador também destacou a importância de Caxias no desenvolvimento do Estado e o apoio prestado ao município.

“Caxias é um dos municípios mais  importantes do Estado, de longa tradição política, econômica, cultural, por isso sempre tem respeito por parte do Governo do Estado. Traduzimos esse respeito em ações concretas, como no apoio à saúde, infraestrutura, cultura e hoje dando continuidade no apoio à educação”, completou.

“Desde janeiro de 2015, o governador vem implementando ações por meio do Programa Escola Digna ao municípios, importante regime de colaboração. E, este ano, no segundo mandato, o foco é a aprendizagem. Uma das vertentes mais importantes é o apoio ao transporte escolar, pois não podemos oferecer uma educação adequada sem o acesso do estudante à escola e sua permanência. Mais entregas serão feitas”, enfatizou Felipe Camarão, secretário de Estado da Educação.

O prefeito Fábio Gentil estava acompanhado de Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Adelmo Soares, deputado estadual eleito, e da vereadora Aureamélia Soares.

“Esse transporte contribui para melhoria do ensino, contribui para que as crianças estejam presentes às aulas, e isso é muito importante para nós. Todos as crianças que são transportadas, que são mais de 7 mil, precisam de um ônibus como esse”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno; vereadora Aureamélia Soares; deputado estadual eleito Adelmo Soares; prefeito Fábio Gentil e o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

A ação integra o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE), que visa assegurar mais dignidade, conforto e segurança para o deslocamento de estudantes da rede pública residentes na zona rural.

“O transporte escolar de Caxias hoje é feito para todos os alunos, mas num momento em que todos os municípios passam por crise, o Governo do Estado, através do governador Flávio Dino, contribui de uma forma humanitária, de respeito para as nossas crianças, com esse transporte escolar para Caxias. A educação ainda é o caminho para que nossas crianças possam crescer e sonhar com um futuro melhor”, agradeceu Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Os novos transportes escolares, que foram adquiridos com recursos do Tesouro Estadual, são equipados com assentos reservados, com cintos de segurança de quatro pontos. Os veículos possuem acessibilidade e transportam, confortavelmente, 44 passageiros sentados e possibilitam mais segurança para quem tem qualquer tipo de dificuldade de locomoção.

Palavras chaves: , ,