Prefeito Fábio Gentil assina solicitação do estudo de viabilidade técnica para instalação do Porto Seco em Caxias
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, acompanhado do deputado estadual eleito Adelmo Soares, foi recebido pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, e pelo diretor de planejamento e desenvolvimento do Porto do Itaqui, Joílson Luz, na capital São Luís (MA), nessa terça-feira (29).
“Essa proposta permite a interiorização de nossas atividades. O Porto Seco é um prolongamento das atividades que realizamos na beira do cais. A partir daí, surgem novos negócios, novas empresas. Isso tudo vai ser construído com nossa equipe técnica e com a equipe do prefeito Fábio Gentil”, enfatiza Ted Lago, presidente da EMAP.
“O Porto Seco é uma concessão da Receita Federal. Basicamente, eles fazem o mesmo serviço de um porto molhado como o nosso, de receber carga, seja ela marítima, rodoviária ou ferroviária, sendo um aglutinador de carga, e daí fazer a distribuição já liberada pela Receita Federal e pelos órgãos de fiscalização para chegar ao cliente. Serve como aglutinador e distribuidor de todo tipo de carga, podendo ser transformando em condomínio. O Porto Seco mais próximo que temos é em Anápolis, que recebe algodão, produto fabrico, grãos, fertilizantes, combustível porque é uma área alfandegada. Traz a geração de muitos empregos”, explica Joílson Luz, diretor de planejamento e desenvolvimento do Porto do Itaqui.
O prefeito Fábio Gentil assinou um estudo de viabilidade técnica para implantação do Porto Seco em Caxias. A pretensão é tornar o município caxiense um entreposto comercial que vai possibilitar a instalação de empresas ao redor do empreendimento, gerando empregos e novos negócios.
“A implantação é complexa, mas temos todo aparato legal da EMAP. Com esse apoio, estamos tendo um direcionamento para o estudo de viabilidade técnica, a fim de propiciar o que há de melhor nessa parceria”, acredita Fábio Gentil, prefeito de Caxias.
“O Fábio buscou essa ideia, começou a formalizar e agora já está protocolando o projeto. Há o desenvolvimento de um estudo e, a partir daí a implantação do Porto passa a ser um sonho mais possível, trazendo desenvolvimento para nossa cidade”, destaca Adelmo Soares, deputado estadual eleito.