Prefeitos de 213 municípios dos 217 do Maranhão estavam aptos a votar na eleição da Federação dos Municípios do Estado (FAMEM), que ocorreu nessa quarta-feira (30).

Com a desistência de Cleomar Tema (PSB), prefeito de Tuntum e atual presidente da FAMEM, Erlanio Xavier (PDT), prefeito de Igarapé Grande, encabeçou uma chapa única, sendo praticamente aclamado como novo presidente da Federação.

“Me sinto feliz! Sabemos da crise que o Brasil está passando, mas unidos enfrentaremos, os prefeitos, o governador Flávio Dino, os nossos senadores e os 18 deputados federais que estarão de portas abertas. Uma de nossas prioridades é angariar recursos, pois sabemos que sobra do Governo Federal no final do ano, mas como nossos municípios não estão preparados com profissionais aquedados para fazerem seus projetos, esses recursos vão para outros estados. Vamos formar uma grande equipe para ajudar, para que todos os municípios sejam beneficiados”, enfatizou Erlanio Xavier, candidato à presidência da FAMEM.

“A FAMEM deve estar unida. Por ter sido três vezes presidente da entidade, o governador me pediu para recusar a candidatura e apoiar o Erlanio, eu imediatamente aceitei. Estou alegre, satisfeito, feliz. Tenho certeza que a união traz a força. Erlanio é capacitado e fará um grande trabalho”, explicou Cleomar Tema, prefeito de Tuntum.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, destacou a importância da união dos gestores em torno de uma candidatura que é fruto de um consenso político.

“É disso que precisamos, dessa unidade, o apoio para que os prefeitos tenham, principalmente, suas cidades melhores. A FAMEM está aqui para contribuir. Na minha opinião, e na de todos, é o melhor nome. Que ele tenha humildade e sabedoria para que os municípios que realmente precisam tenham esse apoio da Federação”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Prefeitos de outros municípios também falaram sobre a escolha de Erlanio Xavier à presidência.

“A chapa única fortalece o movimento municipalista. O Erlanio é um prefeito atuante e vai nos representar na FAMEM”, destacou Américo Sousa, prefeito de Coelho Neto.

“Tema fez um trabalho maravilhoso, mas tínhamos o compromisso com Erlanio e chegamos ao consenso. Não temos dúvidas que ele fará um excelente trabalho”, pontuou Josa Silva, prefeita de São João do Sóter.

“Mostra o prevalecimento da democracia, onde esta responsabilidade do Erlanio vai ser muito grande perante a FAMEM para tornar esta casa mais acessível e participativa”, enfatizou Francisco Nagib, prefeito de Codó.

“Prevaleceu a união, a paz e tranquilidade. Esse consenso é muito importante para a FAMEM”, acredita Magno Bacelar, prefeito de Chapadinha.

A eleição da FAMEM começou às 08h e seguiu até às 17h30. A nova mesa diretora, que conta com 25 prefeitos, assume o mandato para o biênio 2019/2020.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: