Os colaboradores do SAAE Caxias participaram, na sede administrativa da Autarquia, de uma ação da campanha Janeiro Branco. Com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a campanha é desenvolvida pela Secretaria de Saúde do município e tem o objetivo de evidenciar a saúde mental e, assim, prevenir o adoecimento emocional das pessoas.

Mais um ano estamos aqui no SAAE Caxias para desenvolver uma atividade com esse público que é formado, na sua maioria, por homens. Procurar despertar neles a reflexão de como anda o dia a dia, as relações pessoais e profissionais e assim, evitar o adoecimento psicológico e mental, pois uma pessoa que não está bem mentalmente, ela não consegue desenvolver suas funções profissionais – seja na rua, no escritório, com as máquinas”, enfatiza o coord. da Rede de Atenção Psicossocial de Caxias , o psicólogo Luís Fernando.

Durante a palestra educativa, o coordenador refletiu sobre as relações pessoais e as redes sociais e ressaltou a importância da prevenção como a melhor forma de evitar a saúde mental e emocional.

É importante refletirmos como estamos, aceitar cada pessoa como ela é; praticar atividade física; cuidar da saúde física e espiritual, afinal, somos a soma daquilo que a gente vive”, reforçou Luís Fernando.

Essa é mais uma ação desenvolvida pela direção do SAAE Caxias de valorização das pessoas. “Além de investir na segurança e na saúde física dos colaboradores, precisamos investir na saúde mental deles porque nossa rotina é puxada, muitos chamados de emergência, e trabalhamos em equipe; e o colaborador precisa estar motivado para proporcionar melhores serviços para a população de Caxias”, ressaltou o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.  

A campanha Janeiro Branco é sempre realizada no início do ano porque representa o início de mudanças comportamentais que vão ajudar pelo resto do ano. A cor de referência é a branca, onde se dá a mistura de todas as cores, por meio do qual se expressa a ressignificação da vida, a transformação e o sentido à existência.

Para o bombeiro encanador do SAAE Caxias, Francisco Célio, a realização de atividades educativas é muito importante. “Essas atividades educativas nos ajudam no relacionamento com os clientes no dia a dia do nosso trabalho, além de nos preparar para o relacionamento com a esposa e com a família”.

 

Palavras chaves: ,