O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) recebeu na manhã da última quarta-feira (30) a equipe da Rede de Atenção Psicossocial do Município, que está promovendo a campanha Janeiro Branco. Durante todo este mês, foram desenvolvidas ações voltadas à saúde mental e emocional do trabalhador em vários órgãos públicos.

O primeiro momento foi realizado pela terapeuta ocupacional com técnicas de relaxamento do Yoga, que melhoram o estresse, reduzem o fluxo de pensamentos e trazem a sensação de leveza e bem-estar. Em seguida, uma roda de conversa com o psicólogo Luís Fernando mostrou como as pessoas estão expostas e vulneráveis a doenças mentais.

A campanha Janeiro Branco deve ser realizada em toda rede de saúde como forma de prevenção.

“Todo início de ano é um momento de programação e articulação dos nossos planos. Percebemos que os trabalhadores da saúde também precisam de um acompanhamento e cuidados que devem ser executados durante todo o ano”, enfatiza Eliel dos Santos, coordenador do CEREST Regional Caxias.

“Foi uma ação muito importante, a convite do coordenador Eliel, para trazer informações. O CEREST trabalha com a saúde do trabalhador e fica a interrogação para os funcionários: como irei cuidar dos trabalhadores se não estou cuidando da minha saúde?…”, explicou o psicólogo Luís Fernando, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial

O mês de janeiro foi escolhido para mobilização pelo fato de que, em geral, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre a vida em diversos aspectos, o que em alguns casos desperta sentimentos de negatividade e tristeza. Desse modo, a campanha busca incentivar as pessoas a enxergarem novas possibilidades na vida.

Palavras chaves: , , ,