O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi lembrado em Caxias com uma atividade realizada pela ANLUCC (Amigos na Luta contra o Câncer), em parceria com o Centro Comunitário do Volta Redonda, Centro Educacional São Francisco, SENAC, Escolinha Tia Joana e importantes órgãos da Rede Municipal de Saúde, como:  Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Policlínica de Atendimento Médico (PAM) e Unidade Básica de Saúde do bairro Volta Redonda, onde está instalada a ANLUCC.

Logo cedo, os participantes se concentraram em frente à ANLUCC e saíram em caminhada pelas principais ruas do bairro até a feira local.  Na oportunidade, os profissionais da UBS Volta Redonda realizaram verificação de pressão arterial, glicemia e orientações de saúde aos feirantes e clientes. Os alunos do SENAC abordaram pessoas e fizeram a aplicação do protetor solar.

“Nesta ação temos o apoio de diversos órgãos, onde vamos trabalhar com os feirantes a aplicação de protetor solar, distribuição de folders e palestra sobre câncer, com o dermatologista. Durante a tarde, a ação será na Escolinha Tia Joana. Temos média de 20 a 30 pacientes por mês”, explicou Dirce Carvalho, presidente da ANLUCC.

“Fiquei feliz demais, as moças são muito legais e atenciosas com a gente. Temos que cuidar da nossa saúde, principalmente que a gente sabe de muitos casos de câncer no mundo, então eu estou fazendo a minha parte, me cuidando”, disse Vitorina Chaves, moradora do bairro.

Kelly Emanuelle, enfermeira da UBS Volta Redonda, ressaltou que, além das ações de saúde oferecidas, foram realizados exames citológicos e avaliações nutricionais.

“A adesão das pessoas foi muito grande. Nos receberam muito bem e entenderam nossas orientações, com isso percebemos que a população está ciente da importância de cuidar da saúde”, destacou.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,