A reunião foi no auditório do quartel do 2º Batalhão de Polícia Militar de Caxias, na manhã dessa terça-feira (05).

Os órgãos de segurança e representantes das secretarias municipais responsáveis pela realização do Carnaval de Caxias estiveram presentes, a exemplo:  Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude; Meio Ambiente e Defesa Civil; Secretaria Adjunta de Segurança; Transporte; Procuradoria do Município; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros e Câmara Municipal.

Dentre os pontos debatidos, esteve o horário de funcionamento, que vai até às 04h da manhã durante os dias de folia. Além da segurança privada, a Polícia Militar vai destinar parte do efetivo para garantir a segurança dos foliões.

“Frisamos sobre o controle, organização, datas e, principalmente, o horário, pois sabemos que muitas pessoas se excedem em relação à bebida, vão dirigir, causam acidentes, ou pequenas discussões que possam causar danos terríveis. Enquanto PM, temos estas preocupações”, disse Márcio Silva, comandante do 2º BPM.

O som automotivo só vai funcionar com autorização prévia da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, sendo apenas um paredão por evento.

“Este período de prévias e do carnaval é uma exceção que a lei abre de acordo com os paramentos legais. Pessoas interessadas em utilizar estes equipamentos, terão que procurar a Secretaria de Meio Ambiente e, dependendo do local, deverão procurar o Trânsito, Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil para as devidas autorizações”, enfatizou Pedro Marinho, secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil.

A programação das prévias carnavalescas têm início no próximo dia 10 e nos dias 15, 16, 22 e 23 de fevereiro na Feirinha da Gente. Já o Carnaval no circuito oficial na Avenida Alexandre Costa começa no dia 01 de março, sexta-feira, e segue até o dia 05. O encerramento é na Banda do Mocotó, na quarta-feira (06).

“Pensamos, em primeiro lugar, na segurança e integridade das pessoas. A cidade recebe muitos turistas nessa época, é o nosso terceiro ano de carnaval, de prévias, e temos estabelecido regras e metas benéficas à cidade. Esperamos fazer um carnaval, mais uma vez, tranquilo”, reforçou Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

Palavras chaves: