A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), está realizando o primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRA) para o ano de 2019 em Caxias.

A direção da UVZ e os Agentes de Combate a Endemias se concentraram frente ao Estádio Duque de Caxias e saíram para as residências, onde verificaram as condições de acondicionamento de objetos em quintais e reservatórios de água sem tampa. Também deram orientações às famílias sobre medidas preventivas contra a proliferação do mosquito.

“O nosso grande objetivo é dar ênfase às ações, atuando de forma inteligente e fazendo com que a sociedade entenda que não se pode acumular lixo”, disse o coordenador da UVZ, Natanael dos Reis

Sheila Morais, do Núcleo de Educação em Saúde da UVZ, explicou que estão sendo realizadas visitas domiciliares falando sobre a importância de os moradores deixarem os agentes adentrarem às residências e fazerem a coleta.

Lucimar Silva, moradora do bairro Seriema, recebeu a visita dos agentes e seguiu todas as orientações repassadas.

“É muito bom! Eles orientam, mostram como arrumar nossos objetos e assim nós vamos fazendo pra evitar esse mosquito e as doenças. Acho que é um trabalho muito importante, não só para mim, mas também para todos os moradores”, completou a moradora.

Em algumas residências foram encontrados eletrônicos, eletrodomésticos e outros objetos em desuso que podem ser potenciais criadouros do vetor, o que se comprova quando os agentes detectaram a presença de larvas.

 

Palavras chaves: ,