A abertura da Sala Verde foi nesta terça-feira (12) na escola Jovem Thales, bairro Caldeirões.

Coordenada pela Assessoria Municipal de Educação Ambiental do Município de Caxias, ligada à Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), o espaço de informação e formação está aberto tanto à comunidade escolar, quanto à sociedade.

Representantes de secretarias municipais, da Universidade Estadual do Maranhão e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), além de gestores escolares, se fizeram presentes.

“A Sala está inserida dentro da comunidade para trabalhar melhor esses temas ambientais. A Sala possui material didático, cursos de capacitação, curso de formação com professores de educação ambiental e desenvolve projetos de intervenção. O que a gente quer é uma união maior com o poder público para tirar esses projetos do papel”, explica Juarez Júnior, coordenador da Assessoria de Educação Ambiental da SEMECT.

“A Sala Verde é mais uma tentativa de fazer com que a população valorize mais o meio ambiente e procure trabalhar por ele. É resultado do esforço de várias secretarias e visa disponibilizar informações e ações para a população, no sentido de melhorar a qualidade de vida nos bairros, revitalizar riachos e fazer com que a população valorize mais o verde”, ressaltou Pedro Marinho, secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

“Os órgãos públicos envolvidos cumprem o seu papel social e institucional que é a preservação do meio ambiente. Esta Sala incentiva os organizadores, os professores, alunos e comunidades. A ideia é abranger os riachos São José e Sanharó, onde haverá uma prática sustentável”, destacou Moisés Holanda, vereador.

Durante a primeira reunião foi realizada a apresentação da Sala Verde e do projeto de implementação de uma horta modelo, revitalização dos riachos Sanharó e São José, além da formação de um comitê, que é uma equipe intersetorial que vai construir o Plano Municipal de Educação Ambiental.

“Vai ajudar todos nós a comunicar melhor sobre a degradação ambiental. Se a gente envolver a comunidade, e sair umas cinco ou seis conscientizadas, já ajuda”, reforça Marcos Antônio, membro do Movimento Riacho do Ponte.

“Vamos ampliar nossas ações enquanto Assessoria de Educação Ambiental, ter um espaço de formação, conhecimento e pesquisa, onde vamos estar com a oportunidade de oferecer oficinas para o alunado, para a comunidade. Tudo com relação à educação ambiental vamos trabalhar na Sala Verde”, frisa Ivânia Silva, assessora de educação ambiental da SEMECT.

“Vamos receber o Fórum de Educação Ambiental Regional em Caxias. O que precisamos agora é constituir o comitê e construir um Plano Municipal de Educação Ambiental para quando chegar o Fórum, no mês de abril, a gente possa ter meio caminho andado para discutir quais ações e metas podemos trabalhar a fim de que a educação ambiental seja trabalhada nas escolas”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Veja fotos:

Palavras chaves: ,