A direção e equipe do SAMU Regional de Caxias reuniu um grupo de mais de 100 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para alinhar e fortalecer os vínculos de trabalho e formar parceria para realização de capacitação sobre atendimento pré-hospitalar.

O encontro teve a participação do coordenador de enfermagem; assistente social; chefe de frota; médica reguladora e da diretora do SAMU, Rita Paz.

 “Nosso objetivo é estreitar laços entre o SAMU e a comunidade. Os agentes lidam diretamente com a população e atuam nas residências. Propomos a eles uma capacitação para serem nossos multiplicadores, melhorando os atendimentos, pois eles conhecem as fragilidades da população e terão capacitação sobre atendimento pré-hospitalar”, disse Rita Paz, diretora do SAMU.

Os ACS aprovaram a iniciativa e acreditam que a parceria agilizará os atendimentos e melhorará os serviços de saúde prestados à população.

“Com essa capacitação, a gente vai melhorar nosso trabalho, diminuindo as distâncias e adiantando o atendimento, assim vamos ajudar a salvar muitas vidas através do socorro imediato enquanto chega a equipe”, disse Francisco Brito, ACS da UBS Santo Antônio.

“A reunião foi importante para ficarmos mais bem informados e preparados para situações de emergência. Levamos informações de saúde à comunidade e é importante repassar para a população informações sobre o atendimento feito pelo SAMU”, reforçou Marla Antônia, ACS do bairro Volta Redonda.

A médica reguladora do SAMU, Luara Feitosa, lembrou a importância dos agentes para o controle de informações referentes à saúde da população, o que ajudará durante as ocorrências.

 “Ele é a pessoa que mais tem contato com o solicitante e acaba conhecendo mais as queixas. No momento que ele liga para o 192, consegue nos passar com realidade a situação e nós encaminhamos a ambulância mais adequada para o atendimento”, enfatizou.

Veja na reportagem:

 

Palavras chaves: , ,