Profissionais da Enfermagem lotados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão passando por capacitação sobre a realização do Teste do Pezinho.

A fase teórica foi realizada nas dependências da UEMA Anexo Saúde, já a etapa prática está acontecendo na Maternidade Carmosina Coutinho e segue até o dia 21 deste mês.

“O Teste do Pezinho ou triagem neonatal é realizado do terceiro ao quinto dia de vida do recém-nascido, onde a quantidade de proteína está mais alta, sendo possível diagnosticar doenças graves que não são sintomáticas ao recém-nascido, sendo possível investigar e tratar, o mais precoce possível, doenças como Anemia Falciforme, Hipotireoidismo, dentre outras”, explicou Mayara Feitosa, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Criança.

Inicialmente o exame era realizado só na Maternidade Carmosina Coutinho, depois se expandiu para onze UBSs, sendo duas nos povoados Caxirimbu e Brejinho. Agora todas as UBSs da zona urbana irão realizar o Teste.

“Já fazemos o exame de rastreamento de doenças e hoje estou aqui como multiplicador, falando da nossa experiência, pois lá no Caxirimbu implantamos a sala e as gestantes se sentem prestigiadas por não terem que se deslocar”, disse José Ross, enfermeiro facilitador da capacitação.

O treinamento está sendo realizado por meio de aulas teóricas e práticas com a devida infraestrutura, logística, recursos, insumos e principalmente a metodologia e a técnica de como intervir na hora da coleta de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.

Acompanhe na reportagem:

 

Palavras chaves: ,