Profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), reuniram-se para discutir temas relacionados à saúde do professor.

O primeiro encontro aconteceu nessa sexta-feira (22) com professores do 6º ao 9º ano, durante o Encontro Pedagógico. Um grupo de apoio aos docentes foi formado por profissionais da SEMECT, Secretaria de Saúde, Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

“O apoio psicológico para o professor é fundamental, pois a saúde mental é fundamental para todos nós, ainda mais para um profissional que lida com um público tão grande. Queremos um encontro mensal com os professores, estabelecendo temas específicos para cada área profissional”, disse Brenda Barroso, psicóloga do NASF\UBS Fazendinha.

“Estaremos orientando o professor a forma correta para praticar exercícios. Esse trabalho vai ser feito através de uma dinâmica, com isso pretendemos melhorar a funcionabilidade corporal, além de manter a forma física”, reforçou Márcio Compasso da Silva, educador físico do NASF.

A fonoaudióloga Michele Isaias falou sobre o trabalho que será desenvolvido voltado à voz.

“Iremos montar uns grupos de promoção, prevenção e identificação de alteração na comunicação humana, como na voz. Nesse encontro vamos trabalhar com a prevenção da saúde vocal, assim podemos conseguir com que o professor não se automedique de forma errada e se prejudique”, destacou.

“Nos reunimos com alguns profissionais do NASF e também com a representante do PSE-Saúde, Amanda Serejo, para conseguirmos êxito nesse projeto em conjunto com a Secretaria de Saúde e Assistência Social”, reforçou Joselma Lopes, coordenadora do PSE Educação.