A apresentação e escolha dos personagens do Carnaval 2019 foram realizadas na Praça Vespasiano Ramos, na Feirinha da Gente, que se transformou em um grande baile de carnaval. Muitas famílias prestigiaram as disputas.

O corpo de júri foi formado por secretários municipais e representantes de grupos culturais. Depois da contagem de votos, os nomes foram apresentados ao público. Paulo César Pereira foi escolhido como Rei Momo e recebeu a chave da cidade pelo 15º ano; Gilmara Costa Silva recebeu a faixa de Rainha do Carnaval e Vinny Silva foi eleita a Rainha da Diversidade 2019.

A Prefeitura de Caxias também escolheu a melhor Marchinha, um incentivo para artistas da terra cultivarem a essência da festa mais popular do país, com foco nas características locais. Sete grupos se apresentaram, todas as composições foram cantadas ao vivo por seus intérpretes. As marchinhas selecionadas foram: “Turma do Parangolé”, “Fantasias dos Bichos”, “Vestida de Neon”, “Alô Turista”, “Eu me chamo marchinha” e “Eu vi, eu vi, era uma cueca sim”, composta por João Batista, a grande campeã.

“Eu dedico essa vitória ao meu amigo, o professor Santiago, a minha inspiração para compor essa marchinha, que conta a história de um homem que viu uma cueca na cabeça do poeta em uma praça da cidade, histórias da imaginação fértil do nosso povo”, disse João Batista, compositor.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e sua equipe de governo se divertiram com o público, que lotou o largo da Igreja de São Benedito.

“Estamos trabalhando e investindo cada dia mais, pois as crianças, jovens e nossos idosos merecem todo respeito do mundo. Eu sempre digo que o carnaval de Caxias é o melhor do interior do Maranhão, então convido a todos a aproveitar as festas. Estamos trabalhando para fazer, mais uma vez, um carnaval seguro onde a paz irá reinar”, ressaltou Fábio Gentil.

Teve espaço também para o bloco “Sou Social”, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que levou o Baile de Máscara da melhor idade. Idosos de todos os Centros de Convivência do município participaram da festa e houve a escolha da melhor máscara de casal para idosos.

“Foram eles que pediram o baile de máscara para resgatar as marchinhas das antigas e eles que confeccionaram os próprios acessórios orientados, é claro, pelos nossos profissionais, e eles estão aqui com toda empolgação. É esse o sentido do verdadeiro carnaval”, lembrou prof. Chiquinho, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, também promoveu no final da tarde, até às 21h do domingo, o arrastão da Jardineira pelas principais ruas e avenidas do Centro da cidade.

A intenção é começar e terminar o Carnaval 2019 como fizemos nas prévias, com muita alegria e tranquilidade. Desejo a todos boas festas e fica o convite para aproveitarem com paz as festas que ainda estão por vir”, pontuou o secretário Arthur Quirino.

Veja mais fotos:

 

Palavras chaves: