O Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (CEAMI), através do Núcleo de Ensino e Pesquisa, ofereceu mais um encontro teórico do Projeto Gestar, com o tema: “Assistência ao Puerpério”.

Participaram médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de cidades de São João do Sóter, Aldeias Altas, Buriti, Coelho Neto, Duque Bacelar e Afonso Cunha.

As palestras foram conduzidas pelos médicos do CEAMI Dr. Francisco e Dra. Priscila Magalhães, que apresentaram todos os protocolos conforme preconiza o Ministério da Saúde, além de abordagem sobre os instrumentos de comunicação e ficha de estratificação de risco e o acompanhamento da gestante e criança. Logo depois, os profissionais de saúde conheceram todo o circuito de atendimento multiprofissional do CEAMI.

“O encontro é importante para alinhar o planejamento e acompanhamento da gestante e da criança, principalmente referente aos riscos, alinhando as condutas dos municípios próximos que drenam para Caxias, diminuindo assim o número de erros e, consequentemente, a mortalidade de gestantes. Aqui o sistema de trabalho é bem organizado”, disse o Dr. Ítalo Almeida, médico de São João do Sóter.

“Hoje foi uma capacitação diferenciada. Estamos estreitando laços, somando forças e encontrando estratégias para diminuir cada vez mais a mortalidade materna e infantil, qualificando a assistência. O Projeto Gestar é voltando para a assistência materna onde, em cada encontro, os participantes escolhem um tema pertinente a ser debatido”, explicou kalyanne Paiva, coordenadora administrativa CEAMI.

 

Palavras chaves: