Foram 5 dias e noites de muita folia em Caxias, no interior do Maranhão. A “Princesa do Sertão”, como é conhecida, se transformou na folia momesca de 01 a 05 de março, com bandas locais, regionais e de renome nacional.

A abertura do Carnaval foi na sexta-feira (01) por volta das 18h com o bloco Lá Vem Elas, da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, e Sou Social, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Os dois blocos saíram da Praça Duque de Caxias, no Morro do Alecrim, até o corredor da folia, na Avenida Senador Alexandre Costa.

O corredor da folia recebeu uma média de 5 atrações por noite, sendo vitrine para cantores caxienses (como Karol Bezerra; Papazum; Yure Love; Geisa e Banda; Banda Forró no Grau e Skema 10), bandas regionais (Bruno Shinoda; Banda Ebala; Xé Balada; Seu Menino; Júnior Masca; Chicana e Voa Voa), além de bandas de renome nacional (Pedrinho Pegação; Banda Mel; Cia do Calypso; Reinaldinho, ex-Terra Samba; Netinho e Patchanka) marcando também um Carnaval de nostalgia.

A segurança foi uma atração à parte durante as 5 noites. Um Centro de Comando e Controle foi montado no circuito oficial para as forças de segurança: Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros Militar e Civil; Segurança Privada e Guarda Municipal; Secretaria Municipal Adjunta de Segurança e demais secretarias parcerias. Toda estrutura garantiu um Carnaval de muita paz, alegria e harmonia no corredor da folia em que se transformou a Avenida Senador Alexandre Costa, que recebeu uma média de 30 mil pessoas por noite.

“Curti, foi maravilhoso, eu vim pra me divertir e aproveitei muito”, disse Emile Rayane, foliã.

“Eu achei muito legal essa campanha que foi criada para combater o assédio contra as mulheres. Eu abracei, fiz aqui uma tatuagem. O meu objetivo é brincar com alegria”, reforça Andressa Torres, foliã.

Também são destaques os serviços de saúde, com ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que tinha 4 leitos na parceria com o Hospital Geral para prestar auxílio ao folião, e o Centro de Testagem e Aconselhamento, que além de realizar esclarecimentos, também distribuiu pelo menos mil camisinhas por noite.

Teve ainda os desfiles de blocos tradicionais e alternativos, que se encontraram no Centro Histórico de Caxias; os desfiles das escolas de samba na Praça do Pantheon até à Praça Dom Luís Marelim; Baile das Crianças na Praça Gonçalves Dias com a Banda Circo Elétrico; O Canta Legal Folia, que apresentou as bandas Frevo e Folia; Pierrot Sem Colombina; Banda Bandida e Ebala levando uma multidão de pessoas à Praça Vespasiano Ramos. Além disso, teve ainda o Baile dos Idosos, no Centro de Cultura. Em resumo, foi uma festa garantida para todas as idades. A alegria ainda foi levada aos povoados polos do município, como Nazaré do Bruno e Brejinho.

A última noite foi de muita chuva desde o começo da noite (05), mas o público compareceu e abrilhantou o encerramento do Carnaval 2019. A primeira atração a subir ao palco foi o caxiense Yure Love.  Logo depois, puxando a multidão no trio elétrico, a banda Patchanka deu um grande show.

A festa seguiu com mais axé da Banda Jheremias, que agitou o público do palco do corredor da folia; a Banda Cia do Calypso elétrica fez uma mistura de ritmos e também garantiu a diversão dos foliões.

A banda caxiense Forró no Grau elétrico fechou em grande estilo o Carnaval de Caxias, que foi encerrado sem qualquer incidente no corredor da folia.

“O nosso Carnaval começou três meses atrás, então nós só temos a agradecer a todo esforço e a todos os envolvidos. A nossa avaliação foi positiva”, reforçou Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“Nós entendemos que precisávamos levar o nosso Carnaval tanto para a zona urbana, quanto para rural. Fazendo uma avaliação, Caxias superou todas as expectativas no público e na segurança, sem um único incidente que pudesse impedir a alegria dos foliões. O sorriso prevaleceu do início ao final da festa. Nós só temos gratidão a todos os envolvidos, mas nós temos um compromisso ainda maior que é oferecer um Carnaval ainda melhor a todos os caxienses e turistas no próximo ano”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,