A reinauguração loja de artesanato Edmeé Chaves Assunção foi nesta terça-feira (12) no Shopping Center de Caxias. O espaço havia sido aberto ainda em novembro de 2018, mas agora com a retomada da parceria da Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, e o Shopping Center, os profissionais terão mais possibilidades de permanência dentro da estrutura do shopping com atividades que serão implementadas.

“Aqui eles fazem trabalhos belíssimos com sementes da nossa região. Um dos projetos futuros é tá levando o artesanato itinerante para outros locais da cidade, em parceria com a Prefeitura Municipal; sempre citar o apoio do prefeito Fábio Gentil nas ações da Secretaria da Mulher. Estou feliz de reinaugurar mais este local como forma de valorização e ganho de renda para nossos artesãos”, destaca Aureamélia Soares, secretária de Políticas para as Mulheres.

“Estamos vindo com um projeto bem maior. Agradeço à secretária Aureamélia, porque descobrimos problemas que já foram sanados. Agora estamos com muito mais produtos e cursos para descobrirmos grandes talentos em Caxias, pois a ideia é essa”, reforçou Leninha Aragão, diretora geral do Caxias Shopping.

A loja traz uma variedade em produtos retirados da natureza e transformados em belas obras de arte. Além do espaço de comercialização, os profissionais estão mais identificados, têm cartão de visita, vão desenvolver oficinas, dentre outras atividades para dinamizar as ações dentro da loja de artesanato, a fim de chamar a atenção da clientela. Em um momento posterior, os profissionais também pretendem fundar uma cooperativa para se organizarem ainda mais.

“Estamos abrindo com força total, com o apoio do Município, da Secretaria. Estamos aí pra mostrar nossa arte às pessoas. Quanto mais unidos, mais fortes”, acredita Pedro Arcanjo, artesão.

“Trago boneca de pano, conservas em pimenta, artes em cabaça, reciclagem de garrafas, ímãs de geladeiras e muitas variedades. Pra gente é um crescimento repassar um pouco do que já aprendemos pra alguém”, disse Conceição Oliveira, artesã.

“É um sonho concretizado. A gente reabriu com dez artesãos que lutaram fortemente junto com a Secretaria. Queremos trazer oficinas, cursos especializados no nosso Centro de Artesanato, onde eles receberão certificados. Sobre a cooperativa, já estamos pensando nisso junto ao Shopping”, lembra Lays Kelly Rios, coordenadora do Centro de Artesanato Edmeé Chaves Assunção.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: