As atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, que este ano foi celebrado na última sexta-feira (22), seguem acontecendo na rede municipal de educação. Este ano utilizou-se a prática de conscientização para alertar alunos, professores e a comunidade sobre a preservação ao meio ambiente.

Uma das ações aconteceu em forma de palestra na UIM Hélio de Souza Queiroz, no bairro Caldeirões. A atividade teve a participação da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), Secretaria Adjunta de Urbanismo e o SAAE

“Acredito que a água é o bem maior que temos, por isso precisamos preservar e cuidar. E nós do SAAE temos mais responsabilidade, porque temos que fornecer água para população e, ao mesmo tempo, conscientizar para não ficarmos sem água em tempos futuros”, lembra Edson Mauro, coordenador de produção e qualidade do SAAE Caxias.

Para a gestora Francisca Rodrigues, da UIM Hélio Queiroz, ações como esta são positivas para a comunidade. “É muito importante, pois necessitamos preservar os rios e lagos porque a água está escassa”.

A aluna Maria Clara, de 12 anos, falou sobre os benefícios da água.

“A água é importante em todos os sentidos, como: fazer comida, plantar, fazer higiene e principalmente para sobrevivermos. Sem água não somos nada”, disse.

Juarez Junior, um dos coordenadores da AMEA, destacou o objetivo da ação educativa.

“O objetivo foi conscientizar o alunado do bairro Caldeirões acerca da importância da preservação dos nossos riachos e, consequentemente, do rio Itapecuru, que vem sofrendo impactos ambientais severos que ameaçam a sua longevidade”, explicou.

“Nós precisamos valorizar a água, por isso montamos a Assessoria do Meio Ambiente na SEMECT, com intuito de conscientizar a população através dos alunos, professores, que têm um contato direto com a sociedade. Assim como eu, nosso prefeito Fábio Gentil apoia essas ações importantes de preservação”, reforçou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,