Assim como em outras Unidades Básicas de Saúde, os profissionais da UBS do bairro Mutirão realizaram uma caminhada educativa alusiva à campanha mundial na luta contra a Tuberculose.

A ação percorreu as principais vias do bairro levando informações de prevenção e tratamento da doença.

“A Tuberculose é uma tosse que persiste acima de três semanas com a produção de secreção, febre, transpiração em excesso no período noturno, falta de apetite e, consequentemente, o emagrecimento. No seu estado mais avançado, a tosse vem acompanhada de sangue”, explicou Elainne Irena, enfermeira da UBS.

A doméstica Francisca Ferreira acompanhou a caminhada ajudando a divulgar a campanha. Ela já foi diagnosticada e com o tratamento gratuito conseguiu se recuperar.

“Quando descobri a doença fiquei desesperada, mas em seguida procurei o médico a tempo e com dois meses de tratamento foi submetida a um novo exame, que constatou a cura, graças ao apoio aqui da unidade e à minha disciplina em seguir rigorosamente o tratamento”, enfatizou.

No município de Caxias (MA), a campanha foi realizada pela Coordenação Municipal do Controle da Tuberculose, Coordenação de Vigilância Epidemiológica e equipes de Saúde da Família com o apoio da Atenção Primária e Secretaria Municipal da Saúde. O trabalho contribuiu para a sensibilização de toda a população para os sinais e sintomas da Tuberculose por meio de atividades educativas, panfletagem, visitas domiciliares e busca do sintomático respiratório.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,