Acontece nesta quarta-feira (03), a partir das 16h, e segue até quinta-feira (04), a partir das 08h, a X Conferência Municipal de Saúde de Caxias, com o tema: “Democracia e Saúde”.

O evento é destinado aos profissionais da área da saúde e à população em geral. A Conferência é realizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Caxias e Prefeitura de Caxias por meio Secretaria Municipal de Saúde.

“O município de Caxias, por meio do decreto de número 44 de 2019, do senhor prefeito Fábio Gentil, convoca a sociedade caxiense para participar”, disse Evadilson Costa, coordenador da X Conferência Municipal de Saúde de Caxias.

O coordenador lembra ainda que o encontro é de extrema importância, onde a sociedade vai colocar sua percepção de como está sendo prestado o serviço de saúde e como o cidadão pode contribuir para melhorar ainda mais o atendimento.

“Nós estamos nessa primeira etapa, que é municipal, onde sairá daqui 12 delegados para participar da Conferência Estadual e, por fim, esses delegados irão concorrer para participar da XVI Conferência Nacional de Saúde”, explicou o coordenador.

A programação do evento conta com discussões e grupos de trabalho com os eixos temáticos: “Saúde como Direito: um olhar integral para as pessoas e o meio”, “Consolidação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde”, “Financiamento do Sistema Único de Saúde” e “Regionalização como eixo estruturante para otimização e acesso do usuário do Sistema Único de Saúde”. Haverá ainda plenária para aprovação de propostas e eleição de delegados para a Conferência Estadual.

O processo de credenciamento será na quarta-feira (03), às 16h, no dia da Conferência.

“Vamos estar lá com uma comissão organizadora fazendo o credenciamento e todas as pessoas que quiserem ser delegados terão que levar um ofício de suas entidades, mas todos estão convidados, estudantes e acadêmicos que, por sua vez, vão receber certificado pela participação”, disse Amanda Serejo, da comissão organizadora.

A X Conferência Municipal de Saúde de Caxias acontece no auditório do Marília Eventos, localizado na Avenida Clodomir Cardoso, nº 1914, bairro Cangalheiro.

Palavras chaves: