A reunião foi nas dependências da Secretaria Municipal de Infraestrutura, nesta terça-feira (02), e reuniu órgãos que compõem a Defesa Civil no município: Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil Municipal; Secretaria Adjunta de Segurança; Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria de Cultura e a própria Secretaria Municipal de Infraestrutura. A ação visa ativar o grupo de trabalho para possíveis ações a serem tomadas em razão do aumento no nível das águas do Rio Itapecuru, que já ameaça as comunidades ribeirinhas. O corpo de bombeiros disponibiliza o telefone 193 para qualquer urgência.

“Nossas ações são integradas com um conjunto de órgãos, e todas as pessoas que precisarem da nossa ajuda, a gente vai fazer esse primeiro contato, retirar de áreas de difícil acesso; de local que estejam alagados e dá continuidade ao trabalho com a Defesa Civil municipal. Nosso contato é o 193, mas a gente pede que as pessoas liguem de um telefone que não seja da TIM, porque quando ligam da TIM, a ligação cai em Imperatriz”, lembra Tenente Esdras, Corpo de Bombeiros.

“A Secretaria trabalha em parceria com a equipe da Defesa Civil, e a gente dá todo amparo, todo acompanhamento multiprofissional com o atendimento psicossocial à família, dando orientações também, seja antes ou após a retirada da família do seu domicilio. Já iniciamos as visitas às residenciais com orientações de possíveis alagamentos, ou a casa ser afetada com as enchentes. A gente faz o cadastro familiar, e dependendo da situação de cada família, a gente faz o acompanhamento”, frisa Kiara Braga, coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Levantamento fotográfico disponibilizado pela Defesa Civil eleva atenção. O Rio Itapecuru já ultrapassa os 5 metros de altura acima do nível normal. As 214 famílias já foram notificadas. O grupo de trabalho vai ficar atento 24hs, enquanto a Defesa Civil municipal alimenta um Sistema Nacional da Defesa Civil Nacional, chamado de S2ID, que emite previsões com até 10 dias de antecedência, a fim de evitar situações mais graves. Caso o Rio ultrapasse os 7 metros de altura haverá a solicitação para a decretação de Situação de Emergência.

“Nós estamos fazendo o planejamento no caso de atendimento às famílias, aquelas que moram em área ribeirinha ou encostas. Esse trabalho já vem sendo desenvolvido desde o início do ano, haja vista que a gente já vem realizando esse trabalho, as famílias já estão orientadas e caso ocorra alguma coisa, eles possam chamar a Defesa Civil. A previsão é para o mês de abril todo. Hoje nós estamos na situação de alerta, o nível está em 5.43 metros acima do nível normal do Rio Itapecuru, na região de Caxias. Passando de 7 metros a gente solicita do poder executivo a solicitação de situação de emergência, daí nós alimentamos o sistema S2ID junto ao governo federal que é pra homologação junto ao governo do estado para atendimento dessas vítimas”,  Capitão Malheiros, coordenador municipal da Defesa Civil.

A defesa civil também distribuiu panfletos alertando sobre a ocorrência de raios em nossa região.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,