As agentes de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Caxias receberam um treinamento chamado de nivelamento de informações do MEI, ou seja, dos Microempreendedores Individuais.

“Anteriormente a gente fazia o preenchimento da ficha manualmente, mas agora com o sistema vai ser tudo online, aí já fica o cadastro do microempreendedor registrado e, através disso, a gente tem um relatório de quantas vezes ele foi atendido e os serviços solicitados, porque a gente tem um controle do que está fazendo”, ressalta Dayana Lopes, agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor.

A capacitação foi ministrada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Além disso, foi instalado um software que permite a construção de estatísticas sobre os atendimentos realizados na sala.

“É interessante o nivelamento por conta de algumas alterações que acontecem na legislação do microempreendedor e que às vezes passa despercebido, são algumas alterações que a gente precisa estar alinhando com as salas do empreendedor. O SEBRAE desenvolveu esse sistema e a gente está visitando todos os municípios da região que possuem sala do empreendedor instalada para fazer a implantação, com a finalidade de otimizar o atendimento e criar um banco de dados dos clientes, uma forma de atender melhor esse cliente”, explica Stênio Pinheiro,  gestor de projetos do SEBRAE Caxias.

O nivelamento está sendo levado a todas as 73 salas do empreendedor no Maranhão, visando um melhor atendimento aos usuários do serviço. Caxias conta atualmente com 2.300 empreendedores e a sala faz uma média de 900 atendimentos por ano. Em todo o estado são 93.966 microempreendedores individuais.

“Porque a gente tem parceria com as prefeituras e as salas do empreendedor, e a gente precisa fazer com que essas informações cheguem aos empresários de maneira assertiva. Então, estão percorrendo mais de 70 salas do empreendedor no Maranhão, sendo sete aqui na região leste. Nós estamos implantando um sistema de controle e, com isso, a gente pode convocá-los para as capacitações e para receber as informações adequadas”, reforça Luciana Barreto, analista técnica do SEBRAE Caxias.

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