A Coordenação Municipal de Defesa Civil de Caxias, que é composta por diversos órgãos públicos, a exemplo da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Infraestrutura, dentre outras, segue desenvolvendo o trabalho de monitoramento da situação do Rio Itapecuru, que já recebeu um grande volume de água. Segundo o Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Itapecuru, a previsão é de que neste sábado (06), por volta das 14h45, o rio estará a 5,34 metros acima do nível normal.  Com isso, o volume está em queda se comparado com esta sexta-feira (05), quando o nível chegou a 6,31 metros.

Mais de 200 famílias que residem em área de risco nas zonas urbana e rural já foram comunicadas, a fim de que possam ficar alertas para os possíveis riscos ocasionados pela cheia do rio, que pode provocar alagamentos das residências das comunidades ribeirinhas. No povoado Riachão, o acesso continua interditado.

A comunidade São Gonçalo, no 1º Distrito de Caxias, já contabiliza prejuízos. 15 famílias estão ilhadas na comunidade devido a um erro de engenharia na reforma da BR-226. Um bueiro foi construído muito acima do nível da água, o que não permite a água represada passar de um lado para outro da rodovia federal. O resultado é que algumas famílias tiveram suas residências invadidas pela água que acumulou. Nesta quinta-feira (04), os moradores interditaram a BR-226 para chamar a atenção do Governo Federal para resolver o problema que pode ser agravado com a intensificação das chuvas.

As previsões apresentadas no boletim diário fornecido pela Defesa Civil Municipal de Caxias estão baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. A Defesa Civil municipal alimenta todos os dias o Sistema Nacional da Defesa Civil Nacional (S2ID), que emite previsões com até 10 dias de antecedência, a fim de evitar situações mais graves. Caso o rio ultrapasse os 7 metros de altura, haverá a solicitação para a decretação de Situação de Emergência.

Para obter mais informações, a população deve entrar em contato pelos seguintes telefones:

Corpo de Bombeiros – 193 ou (99) 3521-4400

Defesa Civil – 199 ou (99) 3421-8513