Teve início nesta quarta-feira (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe no município de Caxias. Inicialmente, a cidade recebeu 15 mil doses da vacina do Ministério da Saúde. No total, serão distribuídas mais de 44 mil doses até o final da campanha nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Na zona rural, as vacinas serão distribuídas a partir de quinta-feira (11).

Crianças de seis meses a seis anos de idade, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto serão priorizadas durante a primeira semana da campanha. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão, “as crianças são as que a gente menos consegue atingir a meta. Por isso o ministério colocou essa primeira semana só para eles, justamente por causa da dificuldade dos pais levarem as crianças”, destaca.

De acordo com a coordenadora, “a cada ano essa vacina é modificada de acordo com o vírus circulante. Daí a importância de todos os anos estar sendo vacinado. Essa já é 21ª campanha nacional contra a Influenza e tem dado certo”, explica.

A partir do dia 22 de abril, a vacinação mobilizará todos os grupos prioritários:
– Crianças (6 meses a 6 anos)
– Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
– Idosos
– Professores
– Profissionais da saúde
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis

A campanha se estende até o dia 31 de maio. O Dia “D” acontecerá em todas as UBS’s no dia 4 de maio, durante todo o sábado, quando haverá também pontos de apoio de vacinação na Creche da Vila Paraíso, no Rotary (Casa da Amizade) e no Serviço Social do Comércio (SESC).

“Estaremos também atualizando as carteiras de vacinação das crianças. As unidades também vão dispor das outras vacinas para atualizar as carteiras, tanto durante a campanha como no Dia ‘D’”, finalizou a coordenadora.

 

Palavras chaves: , ,