Uma solenidade realizada no Marília Eventos, no bairro Cangalheiro, na manhã desta quinta-feira (11), marcou o encerramento da capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Caxias sobre noções de atendimento pré-hospitalar.

A capacitação, promovida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional de Caxias, teve início na última segunda-feira (8), somando 36 horas de treinamento, durante três dias. No total, 347 agentes comunitários fazem parte da Rede Municipal de Saúde.

Para Marla Antônia, agente comunitária da Unidade Básica de Saúde do bairro Volta Redonda, “todos os procedimentos repassados foram importantes, em especial as manobras de atendimento com crianças menores de um ano, porque é um cuidado maior, requer certas habilidades”, diz.

O ato solene contou com a participação dos ACS, de secretários municipais, da diretora do SAMU, Rita Paz, e do presidente da Câmara Municipal, o vereador Catulé.

Segundo Rita Paz, a capacitação foi idealizada pelo prefeito Fábio Gentil. “Os agentes comunitários formam a base da nossa saúde e, é claro, não construímos um edifício começando do telhado, temos que iniciar é na base, então temos que prepará-la para fazer a saúde que a gente quer”, declarou a diretora do SAMU.

Além do Poder Legislativo, Catulé esteve no evento representando o gestor municipal.

“O prefeito está trabalhando, cumprindo uma extensa agenda em Brasília e em São Luís, solicitando recursos para que possamos melhorar a saúde do nosso município, que precisa de toda a sorte e ajuda para continuarmos a oferecer os serviços prioritários ao nosso povo”, afirmou o parlamentar.

A secretária de Saúde, Socorro Melo, e o coordenador municipal da Atenção Primária, Rubenilson Luna, não puderam comparecer ao evento por estarem participando de uma reunião na capital maranhense com membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), mas deixaram mensagens parabenizando os agentes comunitários pelo exitoso desempenho na capacitação.

Os agentes comunitários ganharam camisetas padronizadas e, em breve, receberão certificado de participação na atividade.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,