Quando os profissionais da Caravana chegaram neste sábado (13) à escola Renato Vila Nova no povoado Sossego no 1º distrito, dezenas de moradores da comunidade e de povoados vizinhos já ocupavam o pátio da unidade de ensino. Todos juntos cantaram o Hino Nacional antes de começar as atividades.

Após uma palestra no pátio da escola sobre a atualização dos dados do Programa Bolsa Família, em sala outros servidores agilizavam o preenchimento das informações.

“O Programa Bolsa Família é uma transferência de renda, não é gratuito, tem as condicionalidades da saúde e da educação. Então se as crianças não tiverem frequentando a escola os pais não recebem, e a gente faz o acompanhamento da saúde, onde a criança é pesada, vacinada e medida”, lembra Inês Torres, coordenadora do Programa Bolsa Família e Cadastro Único.

“Eu achei muito bom porque evita de ir a Caxias, eu achei o projeto muito bom”, diz Ilda Veloso, moradora do povoado Buenos Aires.

Foi oferecido atendimento psicossocial e as mulheres ainda tiveram um dia de beleza. “Eu vim arrumar o cabelo pra poder vir pra escola. Eu achei bom porque é de graça”, frisa Mariele Borges, do povoado Bom Jardim.

“Eu sou cabeleireira do Centro da Juventude. Eu entrei lá como aluna e hoje eu ministro curso para os alunos do C.J., e hoje nós trouxemos nossos serviços para o povoado”, lembra Nayara de Sousa.

Esta foi a 3ª Caravana Social de 2019, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social do município, que visa aproximar o poder público da sociedade.

“O povo ficou muito entusiasmado, porque nós temos quase 600 alunos. Nós temos da educação infantil ao ensino médio, então eu acho que a gente precisa de atividades como esta, de mais participação do poder público e mais projetos que contempla a comunidade”, ressalta Rosário Moraes, gestora escolar.

“Nós estamos dando continuidade com a Caravana Social em 2019, esta é a 3ª em 2019. Nós estamos trazendo serviços sócio-assistenciais, como o Bolsa Família e o BPC, que precisam ser renovados. Estamos vendo a questão de documentos, estamos acompanhando as crianças, ou seja, é um serviço que a gente quer aproximar  o poder público das pessoas”, explica o Professor Chiquinho, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Em uma das salas da escola também estavam os cuidados com a saúde e o bem estar. Depois de conferir o peso e a altura, vem as orientações sobre os 10 passos para uma vida saudável.

“É uma orientação geral para toda a comunidade, que informa justamente que devemos aumentar o consumo de água, que devemos eliminar os produtos enlatados, que são alimentos que a população consome, mas as orientações visam prevenir as doenças crônicas, como Diabetes e Hipertensão”, explica Ariane Fontes, nutricionista.

Uma roda de capoeira também movimentou jovens e adultos. Mas a animação mesmo estava na sala onde dezenas de crianças interagiram juntamente com brinquedistas e os profissionais do Programa Criança Feliz.

“Eu estou achando legal por estar bem animado”, disse Alícia Maria, aluna.

“Tá muito legal, nós estamos cantando e brincando, é muito bom”, disse a aluna Nayara Vitória.

“É um trabalho que a gente envolve as crianças através da música e da dança, e hoje estamos muito felizes em estar no povoado Sossego, porque antes mesmo de chegarmos, as crianças já estavam aqui na escola”, disse Lucileia Tavares, coordenadora das brinquedotecas.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,