Mais um reforço foi apresentado na sede da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) do município. A parceria com o Governo do Estado visa até o próximo dia 29 de abril intensificar o trabalho de nebulização nas ruas, nos pontos mais críticos, onde foram identificados os maiores índices de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela Urbana. O Governo do Maranhão está oferecendo dois carros fumacê, que vão permitir que mais ruas sejam assistidas.

“Do dia 15 a 29 deste mês, os carros vão estar circulando pelos quarteirões que têm os maiores índices de infestação. Quando você ver o carro fumacê, retire crianças, idosos e abra suas portas para que o trabalho seja realizado para que o inseticida possa agir com maior eficácia. É importante que a população esteja alerta”, lembra Clênia Simão, enfermeira da Unidade Regional de Saúde.

“A gente sabe que o mosquito tem um ciclo. Sabemos que a nebulização atinge mais os mosquitos adultos, mas a gente eliminando eles já ajuda no combate, então contamos com o apoio da comunidade. É importante que você possa fazer a varredura no seu quintal, no seu jardim, eliminando todos os focos, pois com isso você estará fazendo o bem para você e sua família”, reforça Socorro Mello, secretária Municipal de Saúde.

O bairro Salobro recebeu as primeiras intervenções. Outros 679 quarteirões vão receber a nebulização por meio dos carros fumacê. Os moradores percebem a importância da ação e muitos estão dispostos a colaborar.

“É muito importante porque aqui tem muito mosquito, meus irmãos estavam com febre, é importante esse carro passar aqui. E também é importante a gente fazer a nossa parte também, porque se a gente não fizer não adianta, né?”, frisa Silmara da Silva, moradora do Salobro.

A nebulização acontece às 5h da manhã e às 17h para que as partículas em suspensão possam combater com maior eficácia o mosquito.

Para o coordenador da UVZ, Natanael dos Reis, sem o apoio da população, nenhuma ação terá êxito, pois o principal trabalho é feito por cada pessoa em sua própria residência, não deixando água parada para que sejam evitados os criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

“O Estado, consciente dos índices, nos enviou duas caminhonetes. Isso é muito importante porque nós vamos reduzir a presença do Aedes Aegypti. Mas que eu quero lembrar que sem o apoio da população não tem governo no mundo que consiga resolver uma situação, porque você cidadão precisa fazer a sua parte no seu domicílio”, destacou Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,