A área de aproximadamente 8 hectares fica no povoado Santa Rosa, no 3º Distrito de Caxias. É uma das dezenas de campos agrícolas que foram construídos pela Assistência Técnica prestada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca do município.

“Nós nos fazemos presentes desde a Assistência Técnica, levando ideias inovadoras para esses produtores. Aqui nesta área nós entramos com um auxílio para estes produtores. Não só nessa área, mas em uma grande quantidade de áreas aqui na região, insumos, como adubos químicos, que auxiliam na produtividade dessas culturas aqui implantadas. Aqui nós temos também na Aliança, Santa Rosa, Marruá e Chapada já foram beneficiados com um projeto parecido com este”, explica Luciana Soares, secretária de Agricultura e Pesca.

Os agricultores Irineu de Moraes e Raimundo Rufino plantam o feijão, o milho, a macaxeira e a melancia, dentre outras culturas. Eles afirmam que o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura tem sido um diferencial e ajuda tanto a eles quanto aos moradores da comunidade.

“Esse incentivo não poderia ter coisa melhor. Nós, através deste apoio, estamos crescendo e precisamos crescer cada vez mais”, afirma Raimundo Rufino, agricultor.

“A gente conseguiu avançar mais a agricultura e nós estamos muito feliz com esse apoio que temos recebido e pretendemos continuar recebendo esse apoio. Esse apoio que ela está dando não só me beneficia, mas a grande maioria da comunidade, aqueles que querem ganhar sua diária no correr da semana e com certeza é bom pra mim e pra eles também” afirma Irineu de Moraes, agricultor.

“É um ganho extra melhor, dá pra comprar as coisinhas da gente. Ele faz muita fartura, aqui é feijão, é macaxeira, é milho verde, é abobora, e tudo ele chama a gente pra trabalhar com ele”, diz Raimunda Pinheiro, diarista.

As orientações possibilitam que os agricultores, utilizando este sistema, abandonem a roça itinerante e passem a produzir nesta mesma área por longos anos, em harmonia com o meio ambiente.

“Esses agricultores terão agora o campo fixo, não mais a roça itinerante insustentável que agride o meio ambiente. O que vai ser feito agora é o trabalho contínuo na área, que vai ser realizado aqui, a partir de agora é a boa análise de solo, um benefício do solo, porque o solo responde ao que nós consumimos no dia a dia, então o solo precisa ser bem tratado e, pra isso, a secretaria vem trabalhando com os agricultores”, ressalta Luciana Soares, secretária de Agricultura e Pesca.

“Aqui é resultado de muito trabalho, e desistência de maneira alguma, e muito esforço, e com este apoio da secretaria nós queremos chegar bem mais longe”, acredita Irineu de Moraes, agricultor.

“Vale a pena investir na agricultura, principalmente quando se tem um órgão como a Secretaria de Agricultura, que dá todo apoio ao produtor, aquele que quer produzir”, reforça Raimundo Rufino, agricultor.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: