Durante toda a terça-feira (16), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde que atuam na Atenção Primária e no Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (CEAMI), a fim de capacitar os profissionais para a busca ativa dos problemas relacionados a doenças raras, como a Síndrome de Hunter.

A Síndrome de Hunter, ou mucopolissacaridose tipo II, é um raro e grave distúrbio genético que afeta principalmente os homens.

Para o coordenador municipal da Atenção Primária, Rubenilson Luna, “é muito importante que os profissionais de saúde, principalmente os que atuam na zona rural, percebam essa doença dentro do seu território, para facilitar o diagnóstico precoce e o tratamento das pessoas que são acometidas por ela”.

É a primeira vez que o município de Caxias trata sobre a Síndrome de Hunter. Cerca de 600 profissionais de saúde participaram da capacitação. Para Cleide Nascimento, agente de saúde do bairro São Francisco, “é mais uma aprendizagem na área, para ajudar a observar melhor as pessoas”.

O evento contou com palestra da enfermeira Regilane Barros, do Hospital Infantil Lucídio Portela de Teresina. “Por ser uma doença raríssima, fazemos esse trabalho, justamente para que os profissionais que estão à frente lidando com a saúde possam entender e conhecer um pouquinho dessa doença e identificar melhor em busca ativa”, disse ela.

Para a secretaria municipal de Saúde de Caxias, Dra. Socorro Melo, este momento de acesso a conhecimentos tão importantes referentes às doenças raras proporciona aos nossos profissionais de saúde a habilidade e o preparo no diagnóstico das doenças. “Parabenizo a todos os profissionais que aqui estiveram pela grande participação no evento, isso mostra o interesse dos nossos trabalhadores da saúde em adquirir conhecimentos e compartilhar sabedoria em benefício da saúde da nossa população” reforçou a secretária.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,