Chega a mais de 300 atendimentos por dia nesse período.

O período chuvoso em Caxias requer atenção redobrada dos pais, em especial daqueles com filhos com idade até 5 anos, que são mais vulneráveis ao contágio sazonal das viroses infantis.

Durante as chuvas, o fluxo de pacientes aumenta no Hospital Infantil Dr. João Viana em decorrência das doenças típicas do período, chegando em média a 200 atendimentos por dia e 100 atendimentos por noite, segundo Tarciana Lobato, diretora do hospital.

“Agora estamos com dois médicos atendendo e nenhuma criança sai sem atendimento, sem ser medicada, e a devida atenção que deve ser oferecida, além é claro de casos que necessitem de internação. Estamos providenciando tudo com a maior agilidade possível, exatamente para darmos a nossa população a assistência que deve ser oferecida”, explicou a diretora.

“A gente compreende que os pais ficam preocupados, mas estamos à disposição para o que for preciso e resolver da melhor forma”, destaca Josy Macedo, assistente social do Hospital Infantil Dr. João Viana.

Ainda de acordo com a assistente social, em virtude do aumento nos atendimentos, ela reforça a iniciativa da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, de ter contratado mais um médico para assistir as crianças e, em dias de grande demanda, chega a três o número de médicos na unidade.

“Estamos agora com dois médicos atendendo. Tem dias que, dependendo da demanda, a gente consegue até três médicos atendendo todos os dias nossas crianças para oferecer o melhor a elas, que é a saúde”, reafirma a assistente Josy Macedo.

Segundo a senhora Raquel Silva, mãe de um paciente, o atendimento é satisfatório. A espera, segundo ela, é compreensível pela quantidade de crianças acometidas pelas viroses que buscam a unidade. No entanto, o filho recebeu todos os cuidados necessários.

“Meu filho estava com febre, insônia. O atendimento foi bom, tudo certinho. Ele foi medicado, não tive dificuldades para ser atendida, sempre consulto meus filhos aqui”, enfatiza Raquel da Silva.

O Hospital Infantil Municipal Dr. João Viana conta com estrutura necessária e profissionais de saúde qualificados para atendimento de crianças advindas não só de Caxias, mas também de cidades como Aldeias Altas, Buriti, Afonso Cunha, Duque Bacelar, Coelho Neto e São João do Sóter.

Palavras chaves: ,