Todos os dias, dezenas de pais e mães acordam cedo para embarcar as crianças, que vão para mais um dia de aula.

“Quatro horas da manhã a gente já não dorme mais, tem que arrumar, dar banho nas crianças, pra estar aqui 6h10, pra colocar dentro do ônibus as crianças. Eu tenho duas crianças”, conta Francisca Cleonice, moradora do bairro.

Diariamente são 12 ônibus se deslocam do Residencial Vila Paraíso, com crianças e adolescentes que estudam na unidade escolar alugada do Centro de Caxias.

“A partir da inauguração da escola na Vila, teremos de fato alunos estudando onde moram, próximo de casa. É pedagógico, é importante para o crescimento, para o desenvolvimento do bairro e principalmente o desenvolvimento dos nossos alunos”, destaca Ana Célia Damasceno, que dirige a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Mas essa realidade vai mudar, a partir de 1º de maio, com a inauguração da nova escola da Vila Paraíso. Em fase de acabamento, a unidade de ensino vai contar com 10 salas de aulas, sendo dois laboratórios, arborização, além de auditório para 100 pessoas e Sala de Atendimento Educacional Especializado.

“Vai mudar muito e eu estou muito feliz, porque acaba a preocupação que a gente tem, a gente vai buscar e pegar, já é menos preocupação”, diz Francisca Cleonice, moradora da Vila Paraíso.

“Vai ser de grande utilidade porque só de estar no próprio bairro, porque eles não vão acordar tão cedo como eles acordam, vai ser melhor”, acredita o morador Ricardo Elton.

“Vai mudar muito, porque não tinha, foi feita agora, aí melhorou cada vez mais”, afirma a moradora Marineuza da Silva.

“É muito bom pras crianças aqui do bairro e pra nós que não acordamos mais tão cedo”, ressalta dona Maria de Sousa.

“Eu tenho filho especial, a preocupação redobra mais ainda. Os cuidadores e os professores cuidam muito bem, aqui é bem desenvolvido, e agora com essa escola aqui vai facilitar bastante”, afirma Auricélia Rodrigues.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, acompanha de perto a conclusão da obra que vai permitir às famílias mais proximidade com a vida escolar dos filhos.

“Quando a gente apresenta uma grande infraestrutura, consequentemente grandes professores, como é o caso do município de Caxias, nós estamos oferecendo uma educação de qualidade e transformando assim na educação que a gente quer. Uma das coisas mais importantes não é só a questão da distância, é a questão de que os pais vão estar mais presentes na educação dos seus filhos, e isso é proporcionar uma educação de qualidade. É preciso que o pai possa conviver dentro da escola, valorizando e dessa forma contribuindo para que a educação seja de qualidade”, explica Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: