O Disk 180, Central de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, recebeu mais de 92 mil ligações somente em 2018. Em Caxias, no ano passado, foram registradas 800 ocorrências, sendo 212 inquéritos concluídos, 60 termos circunstanciados de ocorrência e um 1 feminicídio. Em 2019, os crimes contra as mulheres continuam.

O feminicídio registrado no dia 31 de março, no bairro Vila Lobão em Caxias, contra a jovem Kaiza de Sousa Lacerda, de 23 anos, que foi assassinada a golpes de faca no pescoço em plena via pública pelo ex-companheiro, Manoel Natalino da Silva, de 20 anos, que não aceitava o fim do relacionamento amoroso, dentre outros casos de violência contra a mulher são temas que estão motivando a realização do 1º Seminário Juntos Por Elas, realizado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres nesta sexta-feira (26) e que tem início a partir das 15h no auditório da UNIFACEMA.

“A violência contra a mulher atinge as mulheres e nós estamos realizando este seminário para conscientizar as pessoas sobre o assunto. Temos mais de 400 pessoas inscritas. Teremos vários temas, é um tema enriquecedor porque vamos conscientizar a população, os acadêmicos e temos que dar uma solução”, lembra Auremélia Soares, secretária de Políticas para as Mulheres.

Dentre as palestrantes, o evento vai contar com a Andreia Marreiro Barbosa, mestra em direitos humanos e cidadania; Maria das Dores, doutora em ciências da saúde; Valdênia Menegon, doutoranda em história; além de Mônica Benício, mestranda em arquitetura e militante em direitos humanos, ex-companheira de Marielle Franco, a ex-vereadora do Rio de Janeiro que foi assassinada em março de 2018.

Segundo Aureamélia Soares, o evento também visa apresentar soluções para a problemática da violência. “Como secretária da mulher, queremos estar mais próximos da rede de proteção para combatermos de fato a violência contra a mulher. O foco é esse, combater a violência de todos os tipos: moral, física, sexual, o assédio, dentre outras”, destaca a secretária.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: